Araraquara Agora Publicidade 728x90
20/07/2021 às 18h38min - Atualizada em 20/07/2021 às 18h38min

UFSCar realiza pesquisa de mobilidade urbana dos postos de vacinação de Araraquara

Pessoas poderão responder questionário da pesquisa Origem-Destino

Direto da Redação
Foto: Prefeitura

Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar estarão, nesta semana, nas proximidades dos postos de vacinação de Araraquara com o objetivo de coletar informações da população para a elaboração do Plano de Mobilidade.

 

De acordo com a coordenadora da área de Urbanismo do projeto, Luciana Gonçalves, as equipes, devidamente uniformizadas e identificadas, entrevistam as pessoas que aguardam na fila e preenchem online, por meio de tablets, o questionário da pesquisa Origem-Destino.

 

"Nessa fase são colhidos dados socioeconômicos para enquadrar os perfis e o tipo de transporte que a pessoa usa para o deslocamento", ressalta.

 

"Dentre a pouca mobilidade neste período de pandemia, o acesso aos postos de vacinação tem demonstrado grande fluxo, e aproveitamos para colher os dados diretamente com o cidadão", explica a coordenadora.

 

Segundo Luciana, a pesquisa deve seguir pelo menos até sexta-feira (23), sempre das 7h30 às 12h30.

 

A pesquisa Origem-Destino também está disponível online de forma aberta a toda a população. O questionário pode ser acessado por esse link.

 

Ao responder a pesquisa, a população participa do planejamento da mobilidade de Araraquara e, com isso, ajuda a embasar as propostas de melhoria do trânsito e do transporte coletivo, além de subsidiar as políticas municipais para pedestres e ciclistas.

 

O Plano de Mobilidade é o instrumento de efetivação da PNMU (Política Nacional de Mobilidade Urbana) instituída pela Lei Federal nº 12.587/2012. Essa lei estabelece que todos os municípios com mais de 20 mil habitantes são obrigados a elaborar um plano de mobilidade em um processo participativo com os diversos setores da sociedade civil.

 

Araraquara elaborou seu plano de mobilidade em 2008 e, de acordo com a PNMU, ele deve ser avaliado, revisado e atualizado a cada dez anos. Por isso, em maio de 2019, a Prefeitura firmou convênio com a UFSCar para a elaboração do novo Plano de Mobilidade de Araraquara.

 

Toda a pesquisa e análise estão sendo feitas por professores e alunos do Departamento de Engenharia Civil da universidade, além de outros profissionais da área, mestrandos e doutorandos da instituição.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90