Araraquara Agora Publicidade 728x90
23/07/2021 às 09h04min - Atualizada em 23/07/2021 às 09h04min

Araraquara deve registrar umidade do ar abaixo dos 15%

A partir de quarta-feira (28) temperaturas voltam a cair

Direto da Redação
Foto: Canva/ Ilustração

Nos últimos dias você tem sentido dores de cabeça? Sensação desconfortável de areia nos olhos? Mal-estar? Pele muito ressecada? Se a resposta foi sim para a maioria das perguntas, isso tem relação direta com o tempo seco.

 

Araraquara tem registrado índices baixos de umidade relativa do ar, isso tem ocorrido em toda a região. E a notícia não é nada boa. O tempo seco deve permanecer.

 

Araraquara pode registrar, entre sexta-feira (23) e domingo (25), umidade relativa do ar bem abaixo do preconizado pela OMS.

 

Hoje (23) a média será de 16%, porém no próximo domingo, o índice deve chegar aos 14%. A umidade só deve subir um pouco mais na semana que vem, mas não deve ultrapassar os 16%.

 

A secura do ar traz reflexos bastante significativos para o corpo.

 

O coordenador da Defesa Civil, Luiz Dall’Acqua explica que esse também é um período de estiagem, onde se caracteriza a diminuição das chuvas. Em Araraquara há mais de 40 dias não chove. O resultado é a diminuição da umidade relativa do ar.

 

Temos observado dias com umidade abaixo dos níveis recomendados e a situação pode se agravar. As pessoas tendem a ter sintomas respiratórios agravados, além da irritação nos olhos, na garganta e no nariz”, alerta.

 

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o nível ideal para o ser humano é entre 40% e 70%, entretanto se a taxa cair para 30% é considerada uma situação de alerta.





 

Importante:

 

  • Evite atividades físicas entre 10h e 17h. Prefira o início da manhã ou fim de tarde.
  • Mantenha os ambientes umidificados e arejados. Coloque baldes com água nos cômodos da casa e próximos as janelas.
  • Evite banhos muito quentes. Eles ressecam ainda mais a pele.
  • Consumir bastante líquido. Sem água o corpo desidrata e o organismo não trabalha adequadamente.
  • Hidrate-se com frutas e sucos.

 

Dall’Acqua ainda ressalta que o tempo seco também facilita a propagação rápida de incêndios e queimadas, outro grande problema.

 

Tempo seco e frio intenso

 

A partir do dia 28 de julho o frio volta na região de Araraquara. Existe a previsão de chuva na cidade. Aproximadamente 14 milímetros. Depois as temperaturas voltam a cair. As mínimas devem variar entre 8 graus e 9 graus.

 

Segundo o pneumologista Fávio Arbex, esse período onde são registrados recordes de baixas temperaturas e clima bastante seco, é um alerta para saúde.

 

É importante se proteger do frio intenso. No caso da baixa umidade do ar, a hidratação é fundamental.

 

Outra orientação é umidificar as vias aéreas em abundância, com bastante soro e utilizar umidificador, toalhas e bacias no quarto. São medidas que contribuem para a melhora das vias aéreas e evita que elas se ressequem, causando uma sensação desconfortável”, orienta.

 

Flávio Arbex ainda alerta para locais fechados com muitas pessoas: “Não só por causa da pandemia, mas existem outras infecções que podem ser transmitidas”.

 

Tempo e temperatura

 

Antes do frio voltar, a partir do dia 28 de julho. Araraquara terá dias ensolarados, com aumento rápido das temperaturas. Umidade do ar segue baixa, variando entre 16% e 18%.

 

As máximas previstas para os próximos dias é de 31 graus, mas a sensação térmica pode ser maior, chegando aos 33 graus.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90