27/07/2021 às 10h37min - Atualizada em 27/07/2021 às 10h37min

Frio intenso em Araraquara requer cuidado com os idosos

Segundo meteorologista da Somar, há possibilidade de ocorrência de geada

Direto da Redação
Foto: Canva/ Ilustração

A frente fria que avançou do Sul do país já chega na região de Araraquara, com chances de chuva. No entanto, não há condições para elevados volumes acumulados de chuva. O que chama a atenção, são as temperaturas que devem ter queda significativa, principalmente entre esta terça-feira (27) e quarta-feira (28).

Segundo a meteorologista da Somar, Ana Clara Sassaki, uma forte massa de ar polar acompanha a frente fria e vai derrubar as temperaturas na região de Araraquara.

 

Na quarta-feira (28), a mínima será de três graus e na quinta-feira (29), a mínima deverá ser de dois graus. Muita atenção inclusive com áreas de plantações, pois tem possibilidade para ocorrência de geada com temperaturas tão baixas”, diz.


 

Já na região urbana, tanto no início do dia e quanto no fim da tarde, atenção aos agasalhos. Se sair de casa levar sempre uma blusa e especialmente depois de sexta-feira (30), tomar cuidados com os índices de umidade relativa do ar que voltam a ficar abaixo do ideal”, reforça Ana Clara.


A baixa umidade do ar e frio são grandes preocupações para a saúde, segundo o pneumologista Fávio Arbex. O especialista lembra a importância de se proteger do frio intenso. No caso da baixa umidade do ar, a hidratação é fundamental.

 

Outra orientação é umidificar as vias aéreas em abundância, com bastante soro e utilizar umidificador, toalhas e bacias no quarto. São medidas que contribuem para a melhora das vias aéreas e evita que elas se ressequem, causando uma sensação desconfortável”, orienta.





 

Flávio Arbex ainda alerta para locais fechados com muitas pessoas: “Não só por causa da pandemia, mas existem outras infecções que podem ser transmitidas”.

 

Cuidados com a melhor idade


Esta semana é de alerta, principalmente para os idosos. Esse público sofre com mais intensidade as sensações térmicas. 
A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia traz algumas orientações para esse período. Veja:

 

  • Utilizar roupas e agasalhos adequados para proteção de ambientes ao ar livre e salas frias, como bonés, toucas e mantas
  • Tomar bebidas quentes como chás, chocolate, bem como ingerir sopas e caldos
  • Banhos devem ser rápidos e em temperaturas amenas
  • A hidratação da pele deverá ser recomendada sempre com uso de hidratantes tópicos para diminuir a sensação de pele seca
  • Usar cobertores que retenham calor principalmente no período do sono, quando há um declínio da temperatura corporal
  • Buscar ajuda médica se o idoso apresentar sintomas de confusão mental e calafrios, ou dificuldades respiratórias

 

Vale lembrar que no fim de semana as temperaturas voltam a subir gradativamente na região de Araraquara.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »