A chegada da frente fria em Araraquara acende o alerta não apenas em relação às pessoas em situação de rua como também aos animais, que precisam de ajuda com a chegada do frio rigoroso.
O protocolo de recolhimento da Prefeitura de Araraquara não envolve os animais saudáveis que vivem nas ruas, pois que não haveria um local para acolhê-los devido à grande quantidade.
Por isso, a coordenadora de Bem-Estar Animal, Carol Mattos Galvão, pede que as pessoas ajudem a proteger os bichinhos que vivem próximos de suas residências. Segundo ela, essa proteção pode ser feita com pequenos gestos que podem salvar vidas.
"O ideal é sensibilizar a população de forma geral para que as pessoas coloquem uma casinha na frente da casa, uma cobertinha, doem uma roupinha para o animal de rua, coloquem uma caixa de papelão ou acolham, colocando na garagem", destaca ela.
Vale salientar ainda que, durante o frio, o gasto calórico aumenta para manter o corpo funcionando melhor, por isso os animais precisam se alimentar muito mais. Sendo assim, também é importante colocar vasilhas com ração e água para eles.