Araraquara Agora Publicidade 728x90
29/07/2021 às 10h55min - Atualizada em 29/07/2021 às 10h55min

Ampliação de horários em bares e restaurantes gera expectativas em Araraquara

Estabelecimentos comerciais poderão funcionar até às 0h, com ocupação presencial de até 80% da capacidade

Direto da Redação
Foto: Canva/ Ilustração

O Governador João Dória anunciou nesta quarta-feira (28) a ampliação da capacidade de público presencial e horário de funcionamento de comércios e serviços não essenciais a partir do próximo domingo (1).

 

Os estabelecimentos poderão funcionar entre 6h e 0h, com ocupação presencial de até 80% da capacidade.

 

A capacidade máxima de ocupação permitida nos estabelecimentos, atualmente em 60%, sobe para 80%. Araraquara permanece com ocupação de 60%.

 

Vale lembrar que, independente do aumento de ocupação dos espaços, o uso obrigatório de máscara, distanciamento mínimo de um metro e respeito aos protocolos de higiene serão mantidos.

 

O acesso de clientes a shoppings, galerias, lojas de rua, bares e restaurantes deverá ser interrompido às 23h, com atendimento permitido até meia-noite. Todas as atividades econômicas devem obedecer aos protocolos setoriais de segurança sanitária previstos no Plano SP.

 

A notícia gerou grandes expectativas aos comerciantes e empresários de Araraquara que aguardam o fim da quarentena e a retomada segura das atividades.

 

O presidente do SinHoRes, Sindicato patronal que envolve hotéis, restaurantes, bares e similares, Wiliam Jorge Molina Gil, acredita que a retomada é necessária e que os estabelecimentos estão preparados para um atendimento seguro.

 

Não tenho dúvidas, que é muito bom não apenas para o nosso segmento, mas para outros setores. Agora aguardamos as próximas semanas. Até o fim de agosto ou no máximo início de setembro tudo voltará ao normal”, comenta Wiliam, sobre a maior flexibilização e posteriormente a abertura, sem restrições, no setor.

 

Já o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomercio), Antônio Deliza ressaltou que esperava essa decisão estadual.

 

Naturalmente as coisas retornam aos seus padrões normais. Os índices de contaminados estão cada vez menores e a vacinação sendo ampliada a cada dia, é um alento enorme para a retomada da normalidade de todas as atividades econômicas e culturais”.

 

As pessoas já não estavam aguentando mais tanto isolamento e tantas restrições. Espero que Araraquara também siga definitivamente o Plano São Paulo, pois tudo depende de lei municipal. Acredito que o prefeito fará isso”, acrescenta Deliza.






Araraquara tem seguido as especificações do Plano São Paulo. A última atualização do decreto foi em 15 de julho ampliando o funcionamento presencial de atividades comerciais e religiosas das 5h às 23h e com aumento da ocupação de pessoas.

 

Sobre as mudanças anunciadas nesta quarta-feira (28) pelo governador João Dória, a assessoria da Prefeitura, comunicou ao Portal Araraquara Agora que, por enquanto, não há ainda nenhuma mudança ou alteração no decreto municipal.

 

Outros Pontos

 

O Governo do Estado mantém a recomendação de escalonamento de horários para entrada e saída de trabalhadores dos setores de comércio, serviços e indústrias.

 

Também seguem liberadas as celebrações individuais e coletivas em igrejas, templos e espaços religiosos, sob rígido cumprimento de protocolos de higiene e distanciamento social.

 

Parques estaduais abertos

 

Outra novidade, a partir deste domingo (1), é a reabertura dos parques urbanos em horário integral. Isso vale para Araraquara. Previsto por decreto municipal, o Parque do Botânico e o Parque Pinheiro poderão ser reabertos para a população, porém a Prefeitura ainda não divulgou os horários de abertura.

 

Plano São Paulo: Fase Azul

 

Se a contenção da pandemia e os reflexos da vacinação continuarem positivos, o Governo do Estado já planeja avançar da fase de transição para a etapa de retomada segura a partir de 17 de agosto.

 

A partir da segunda quinzena do próximo mês, a expectativa é eliminar todas as restrições de horário e liberar atendimento presencial com capacidade de 100%, mas com manutenção das regras para máscaras, distanciamento e protocolos de higiene.

 

Na retomada segura, as regras gerais e setoriais de segurança sanitária continuarão as mesmas da fase de transição e válidas para os 645 municípios.

 

As prefeituras vão manter autonomia para determinar rigidez de restrições se as circunstâncias locais da pandemia e capacidade hospitalar tiverem piora.

 

Bons números em Araraquara

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus divulgou nesta semana que os principais índices da pandemia continuam em queda acentuada no Município, após o segundo lockdown em junho e também o avanço da vacinação.

O número de casos confirmados de coronavírus chegou a 516 na semana passada, o menor índice semanal desde o começo de maio. Em relação ao pico do mês de junho a redução é de 55%.

A média móvel diária de casos (soma de casos dos últimos sete dias dividida por sete) desta segunda-feira (26), é de 72,7, a menor desde 14 de maio, quando o índice era de 72,2. Em 10 de junho, a média móvel tinha chegado a 165,5.

Com a queda geral nas internações, o número de pacientes de Araraquara com Covid-19 em leitos dos hospitais públicos e privados voltou ao patamar da última semana de janeiro deste ano, antes da confirmação da circulação da variante P.1 (a cepa de Manaus). O total de internações, que já chegou a 212 em junho, no início da semana era de 119 (44% a menos).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90