30/07/2021 às 09h32min - Atualizada em 30/07/2021 às 09h32min

Geada afeta produção na região de Araraquara

Em Bueno de Andrada produtores sofrem prejuízos. Veja como ficou

Direto da Redação

Além das baixas temperaturas nos últimos dias, a região de Araraquara também sofreu com as geadas. Essa condição ocorre em épocas de frio intenso quando são formadas camadas finas de gelo sobre as plantas ou outras superfícies lisas, como vidros de janelas.

 

Na madrugada de hoje (30) o problema foi constatado no Assentamento de Bueno de Andrada, na propriedade do pai de Breno Silvério. Na plantação da família, vários pés de alface ficaram queimados por conta da geada.

 

 

A plantação fica queimada, tanto alface, como cebolinha, salsinha, rúcula e almeirão, por exemplo. As bordas ficam queimadas. No caso da alface, a verdura fica manchada gradativamente”.

 

De acordo com Breno isso deve comprometer a venda do produto.

 

Se hoje tiver feira, tem como a gente comercializar, mas a partir do momento que começam a aparecer as manchas a gente na não consegue, mas para o consumo é tranquilo. Você pode consumir normalmente”.

 

 

A família tem 1.500 pés de alface ao todo. “Como não aplicamos nenhum tipo de agrotóxico contamos com a sorte”, conta.

 

O método que eles adotam é, após a geada, regar a plantação e esperar. Breno lembra que outro problema é com o crescimento da verdura.

 

Essa condição atrasa o crescimento dos pés de alface. Para vender rápido e não perder a produção, comercializa metade da plantação, isso pode até encarecer o produto para o consumidor”.


Quando você compra no mercado a verdura e coloca na geladeira ela pode queimar, por conta da temperatura e da umidade. Na plantação não é diferente. Você deixa A alface recebendo a garoa e o sereno da noite e com as baixas temperaturas, ela forma uma camada de gelo na plantação e elas acabam queimando as folhas”, explica.

 



 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »