Araraquara Agora Publicidade 728x90
30/07/2021 às 11h06min - Atualizada em 30/07/2021 às 11h06min

Gestantes e puérperas de Araraquara podem concluir vacinação com imunizantes diferentes

Saiba onde se imunizar

Direto da Redação
Foto: Canva/ lustração

As gestantes, que receberam a primeira dose da Astrazeneca há 12 semanas ou mais, podem tomar a segunda dose do imunizante da Pfizer, em dois polos de vacinação em Araraquara.

 

Vale lembrar que é necessário apresentar uma carta do médico autorizando a aplicação, além da assinatura de um termo de responsabilidade.

 

Os polos de vacinação para esse público serão apenas o drive-thru do Cear e o drive-thru do Sesc.

 

Anote

 

Drive-Thru

 

Sesc Araraquara

Endereço: Rua Castro Alves, 1315, Quitandinha

Das 08h às 15h

 

CEAR (antigos pavilhões da Facira)

Endereço: Rua Ivo Antônio Magnani, 430 - Fonte Luminosa

Das 09h às 15h

 

Autorizado

 

Desde o dia 23 de julho, o Governo do Estado autorizou os municípios que aplicaram a primeira dose da Fiocruz/AstraZeneca/Oxford em gestantes e puérperas concluam o esquema vacinal com a segunda dose com imunizante da Pfizer.

 

Pactuada com o Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde), a estratégia permite que os gestores do SUS de São Paulo apliquem a vacina da Pfizer em 12 semanas, mediante termo de ciência, nas mulheres que já receberam o imunizante da AstraZeneca.

 

A gente pede que essas gestantes que tomaram a primeira dose da AstraZeneca verifiquem seu cartão vacinal. Então, procure a unidade básica de saúde, de preferência onde já tomou a sua primeira dose para, no prazo, tomar a segunda dose da vacina da Pfizer”, disse a coordenadora geral do PEI (Plano Estadual de Imunização), Regiane de Paula.

 

Estes grupos de mulheres foram incluídos na campanha em maio, período em que o Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, suspendeu o uso dessa vacina para estes públicos.


A decisão foi embasada em estudos que demonstraram boa proteção com a chamada “intercambialidade” de vacinas desses dois laboratórios, e está em conformidade com recomendações da SOGESP (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo), da Comissão Permanente de Assessoramento em Imunizações (CPAI) e do Centro de Contingência do Coronavírus.

 

Desde maio, 8,8 mil grávidas e puérperas receberam a primeira dose da AstraZeneca e poderão retornar aos postos de saúde para completar o esquema vacinal e o PEI (Plano Estadual de Imunização) disponibilizará vacinas da Pfizer para a segunda dose destas mulheres. Em toda a campanha, 229 mil delas já iniciaram o esquema e 34,6 mil já estão completamente imunizadas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90