06/08/2021 às 00h03min - Atualizada em 06/08/2021 às 00h03min

Estudo pretende definir legislação específica para o uso das cachoeiras em Araraquara

Para isso, Meio Ambiente realiza mapeamento desses espaços

Direto da Redação
Foto: Prefeitura

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade realiza o Mapeamento Preliminar das Cachoeiras de Araraquara.

 

A partir deste mapeamento, o poder público municipal, em parceria com a iniciativa privada e com os proprietários das áreas, poderá propor ações de Educação Ambiental, preservação, conservação, sensibilização e conscientização.

 

O secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, reforça que o estudo irá ajudar a definir uma legislação específica para o uso desses locais.

 

Pretende-se, após o levantamento, propor legislação específica ou adicionar capítulo especial na Revisão do Plano Diretor sobre o Patrimônio Natural Municipal".



O coordenador Executivo de Gestão Ambiental do setor, Gelson Dantas, explica como está sendo feito o trabalho.

 

Estamos realizando visitas a esses geossítios, para coletar coordenadas do GPS, tirar fotos e ter uma análise preliminar da fisiografia das cachoeiras”.


 

Para o gerente de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental, Valter Iost, a partir do mapeamento será possível articular ações junto a outras secretarias, como o setor de Turismo da municipalidade.

 

O GeoTurismo vem ganhando adeptos, e a visitação consciente e responsável às cachoeiras se enquadram neste contexto”.

 

O engenheiro Agrimensor da SMMAS, Leonardo de Araujo Neto, salienta que a iniciativa do mapeamento partiu da própria Secretaria.

 

É uma necessidade antiga do setor ambiental”. O técnico de Serviços Públicos da SMMAS, Tiago Sant´Anna, esclarece que ter conhecimento do número das cachoeiras, onde estão e ter as informações básicas de acesso em cada uma delas é essencial tanto para a SMMAS quanto para outras instituições governamentais, como os Bombeiros, para planejar ações de salvamento. “Esse tipo de trabalho, além de alimentar um bando de dados sobre as cachoeiras, possibilita o planejamento de trilhas ecológicas com o intuito da Educação Ambiental”.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Prefeitura tem responsabilidade no crescimento de casos da dengue em Araraquara?

67.8%
32.2%
0%