Araraquara Agora Publicidade 728x90
16/08/2021 às 10h30min - Atualizada em 16/08/2021 às 10h30min

Estado de São Paulo libera 100% de ocupação no comércio

Araraquara não seguiu o Plano por completo, na última atualização

Direto da Redação
Foto: Prefeitura

A partir desta terça-feira (17) por conta das novas flexibilizações do Plano São Paulo, os municípios paulistas poderão ter ocupação de 100% no comércio. Dos dias 1 a 16 de agosto era permitida a ocupação de 80%. Em Araraquara o limite permanece nos 60%. Essas mudanças gradativas foram anunciadas pelo governador João Doria (PSDB), no dia 28 de julho.

 

A vida está voltando ao normal no estado de São Paulo”, declarou Doria. “São Paulo teve uma queda substancial de casos, internações e, felizmente, de óbitos, porque aqui seguimos protocolos de saúde e a orientação da medicina”, completou.

 

O limite de horário de funcionamento de comércios, serviços em geral e espaços religiosos permanecem até a 0h, assim como o fim do toque de recolher durante as madrugadas. Porém, a capacidade de ocupação dos estabelecimentos poderá ser completa, ou seja, de 100%.

 

A decisão do governo estadual foi em decorrência da diminuição no número de casos, mortes e internações.

 

Na chamada “retomada segura”, as regras gerais e setoriais de segurança sanitária continuarão as mesmas da fase de transição e válidas para os 645 municípios. Ainda é obrigatório o uso de máscaras de proteção, além do distanciamento e protocolos de higiene.

 

As prefeituras vão manter autonomia para determinar rigidez de restrições se as circunstâncias locais da pandemia e capacidade hospitalar tiverem piora.

 

Todas as atividades econômicas devem obedecer aos protocolos setoriais de segurança sanitária previstos no Plano SP. Confira aqui.

 

O Governo do Estado mantém a recomendação de escalonamento de horários para entrada e saída de trabalhadores dos setores de comércio, serviços e indústrias.

 

E Araraquara?

 

A Prefeitura de Araraquara readequou, por decreto, as regras de restrição e prevenção ao coronavírus.

 

Enquanto no Estado era possível ocupação de 80% do comércio, a prefeitura decidiu permanecer nos 60% de ocupação, por determinação do Comitê Científico do Coronavírus. O horário limite segue o Plano São Paulo, com funcionamento presencial das 5h à meia-noite, mantendo o distanciamento social de 1,5 metro entre pessoas — conforme recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde).

 

Também seguem o Plano as demais regras e normas sanitárias impostas pela legislação vigente, relacionadas às atividades religiosas, comerciais e de serviços, assim como a ocupação de 60% dos serviços de transporte coletivo público e o limite de 20 pessoas em qualquer atividade coletiva de recreação, entretenimento ou festividade.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90