Araraquara Agora Publicidade 728x90
26/08/2021 às 17h59min - Atualizada em 26/08/2021 às 17h59min

Bebês estão entre os pacientes com variante delta em Araraquara

Cidade teve sete amostras positivas para a variante delta

Bebês estão entre os pacientes com variante delta em Araraquara - Imagem: Carla Cleto/ Agência Alagoas
O Comitê de Contingência do Coronavírus informou o diagnóstico de 7 casos da variante delta na cidade. Entre os pacientes, dois deles são bebês com menos de 2 anos de idade. A confirmação foi feita nesta quinta-feira (26), pelo laboratório de Análises Clínicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp Araraquara.

De acordo com a prefeitura de Araraquara, os dois bebês com a variante delta têm 1 ano e 10 meses e 1 ano e 1 mês. A idade dos outros cinco pacientes são: 48 anos, 38 anos, 37 anos, 32 anos e 30 anos.


A confirmação e estado de saúde dos pacientes
De acordo com a a secretária Saúde, Eliana Honain, o monitoramento tem sido recorrente a fim de detectar qual a variante do vírus que circula predominantemente no município. Em nenhum desses envios semanais de materiais coletados a variante havia sido confirmada. Porém, nesta semana, foram enviadas à Unesp 45 amostras e, dessas, 7 vieram positivadas para a Delta, representando 15% do total.

Ainda conforme informado, nenhum dos pacientes identificados com a nova variante está internado ou apresentando sintomas graves da doença. "Todos estão sendo monitorados pelas equipes de bloqueio da Secretaria Municipal de Saúde e estão clinicamente bem. Uma delas, inclusive, já saiu do período de transmissibilidade. Vale reforçar ainda que os comunicantes desses positivados estão sendo também monitorados para evitar descumprimento da quarentena e também verificar aparecimento de sinais e sintomas", disse a prefeitura.

Comitê alerta
O Comitê alerta para maior contágio da cepa originária da Índia. De acordo com estudos realizados e divulgados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) a variante Delta tem transmissibilidade 97% maior do que a cepa original do coronavírus, que teve origem na China, embora não se tenha confirmações sobre a maior agressividade da cepa.

O Comitê salientou que os pacientes de Araraquara diagnosticados com a variante delta demonstraram sintomas já tradicionais como: fadiga, dor no corpo, tosse e febre.

"As medidas sanitárias devem ser reforçadas, de acordo com orientações da secretária municipal de Saúde. O uso de máscaras em locais internos ou externos é fundamental, bem como a higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool em gel. Além disso, a população deve evitar todo o tipo de aglomeração desnecessária", destacou o Comitê.
 
Orientação
Apresentando qualquer sintoma, a população pode se dirigir ao Polo de Atendimento da UPA da Vila Xavier para realização de exames e atendimento médico 24 horas por dia de segunda a segunda. Ou procurar, a unidade de Saúde do Jardim Selmi Dei “Doutor Ruy de Toledo”, das 17h às 20h de segunda a sexta-feira. Os assintomáticos (que não precisam de atendimento médico) podem fazer exame para coronavírus no Terminal Central de Integração (TCI), de segunda a sexta, das 13h às 18h ou na Praça Santa Cruz, de segunda a sexta com 75 senhas distribuídas às 07h e outras 75 senhas distribuídas às 09h.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90