Araraquara Agora Publicidade 1200x90
Araraquara Agora Publicidade 728x90
30/08/2021 às 11h12min - Atualizada em 30/08/2021 às 11h12min

Araraquara pode lançar App próprio para motoristas de aplicativo e entregadores

Profissionais reclamam da taxa cobrada pelos controladores. Entenda

Direto da Redação
Foto: Câmara

Os cerca de dois mil motoristas que trabalham com os serviços de transporte de passageiros por aplicativo reclamam, de forma recorrente, dos controladores dos serviços, que têm cobrado até 40% do valor recebido por corrida realizada.

 

Com as seguidas altas nos preços dos combustíveis, custos para manutenção de seus carros e outras necessidades destes trabalhadores autônomos, a atividade está se tornando inviável em Araraquara.

 

Esses assuntos foram discutidos em reunião no gabinete do prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), articulada pelo vereador Rafael de Angeli (PSDB), com diretores da Cooperativa dos Motoristas de Transporte Individual por Aplicativo (Coomappa).

 

O parlamentar é autor da Lei Municipal que regulamentou, em 2018, o serviço de transporte privado individual de passageiros, como Uber e 99, como um divisor de águas no serviço de transporte de passageiros na cidade, gerando possibilidades para o empreendedorismo, além de oferecer um novo e prático serviço ao cidadão. Contudo, a situação econômica do país e outras necessidades pontuais, que começaram a surgir no cotidiano da prestação do serviço, levaram os cooperados, representando a categoria, a pedirem ajuda novamente a Angeli, para melhorar as condições de trabalho, além de buscar uma viabilidade econômica para se manterem e proporcionarem melhor condição de vida a suas famílias.

 

Segundo relatado no encontro, trabalhar neste serviço também é uma forma de lutar contra o desemprego, além de ser empreendedor. Porém, isso se tornou difícil e quase impossível, por conta dos altos custos dos combustíveis e da operação do sistema.

 

Pontos de embarque

 

Entre as reivindicações está um ponto de apoio, ou seja, uma base para o serviço, com estrutura de banheiro e espaço para alimentação, condições que parecem ser simples, mas que, porém, se tornaram grandes dificuldades no cotidiano deles.

 

Situação que pode ser resolvida pela Prefeitura, por meio da lei de incubadora de empresas, com o aluguel de um imóvel e a cessão de seu uso para a cooperativa. Pontos de embarque e desembarque na área central da cidade também são de fundamental importância para melhor acesso do passageiro.

 

Segundo o prefeito, esta situação também pode ser resolvida, com um mapeamento destes espaços.

 

Aplicativo municipal

 

Já a melhor das possibilidades levantadas na reunião é o desenvolvimento de uma plataforma municipal, para uso compartilhado entre os serviços de transporte de passageiros e de entregadores, que também experimentam a mesma situação sufocante do alto percentual que pagam para os controladores dos aplicativos que utilizam. Em uma plataforma municipal, sem fins lucrativos, poderiam cobrar valores bem menores, apenas para custear o suporte de seu funcionamento.

 

Para o vereador Rafael de Angeli, o encontro foi muito produtivo e dá esperança a estes trabalhadores de terem melhores condições em suas atividades e de sustento de suas famílias.

 

Acompanhamos tudo desde o surgimento dos aplicativos de transporte e lutamos firmemente para essa modernidade se desenvolver em nossa cidade. Durante todo esse tempo, estamos criando diversas pontes entre a Prefeitura, os motoristas e os usuários para construirmos uma cidade melhor para todos.”

 

As reivindicações apresentadas no encontro foram formalizadas em documentos, por meio de Indicações.

 

O prefeito Edinho Silva disse, na reunião, que tem plena consciência de que o poder público precisa ajudar em situações como esta. “Se organizar em cooperativa é lutar contra o desemprego. O município precisa fazer alguma coisa”, relatou.

 

Representando a cooperativa, participaram da reunião os diretores Milton Ferreira Luiz e Kátia Anello.

 

Pela Prefeitura, o vice-prefeito e secretário municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto (Progressistas), o chefe de gabinete, Alan Silva, a secretária de Governo, Planejamento e Finanças, Juliana Agatte, o coordenador de Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro, além de Camila Capacle e Ana Patrícia Ferreira, respectivamente, coordenadora e gerente de Economia Criativa e Solidária.

 

Fonte: Câmara Araraquara


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90