Araraquara Agora Publicidade 728x90
31/08/2021 às 13h52min - Atualizada em 31/08/2021 às 13h52min

Vereador questiona a prefeitura sobre aglomeração na Bento de Abreu

Vereador pede providências sobre as frequentes aglomerações na Avenida

A aglomeração ocorrida na Avenida Bento de Abreu rendeu mais um episódio, desta vez, na Câmara Municipal de Araraquara. O vereador Lucas Grecco (PSL) protocolou na segunda-feira (23) um requerimento questionando a prefeitura os encontros que acontecem pelo local. 

Vale lembrar que o parlamentar já havia encaminhado em janeiro questionamentos sobre a aglomeração na via, no dia da final da Libertadores da América. A mais recente aglomeração na Bento de Abreu foi de jovens no dia do aniversário da cidade e contou com motociclistas sem capacete, fazendo manobras, músicas alta e outras irregularidades. 

Agora, o vereador questiona a prefeitura sobre ações tomadas para evitar aglomerações na Bento de Abreu. Entre as perguntas feitas pelo parlamentar no documento, estão: 
  • Quais as medidas que a o Poder executivo tem adotado para evitar a aglomeração na Avenida Bento de Abreu, partindo do dia 30/01/2021, data da final da libertadores da América?
  • No dia dos fatos quais foram as medidas adotadas pelo Executivo para conter a aglomeração?
  • Levando em consideração os anos anteriores, não era previsível a aglomeração na avenida por se tratar do dia do aniversário da cidade de Araraquara?
  • É possível aumentar o efetivo do guarda civil na avenida aos domingos para evitar as aglomerações?
Após o episódio e toda a repercussão negativa provocada pela aglomeração na Bento de Abreu, a prefeitura de Araraquara chegou a divulgar uma nota no dia seguinte. Veja abaixo: 

"Sobre a aglomeração ocorrida na noite de ontem na Avenida Bento de Abreu, nas imediações do Teatro Municipal foi, a princípio, algo que se deu de forma espontânea, com jovens que já frequentavam o local, os quais se aglomeraram e provocaram a interrupção do trânsito, colocando em risco a vida de dezenas de pessoas. 

A Prefeitura de Araraquara, bem como as forças de segurança do município, foram pegas de surpresa com a dimensão da aglomeração causada e, de acordo com procedimentos de segurança pública, entendeu por bem não tomar nenhuma medida com uso de força para não gerar tumulto e cenas de violência. A reação diante de uma ação policial se tornaria completamente imprevisível em virtude do número de pessoas já presentes no local.
 
O município, por óbvio, estudará medidas a serem tomadas junto com Policia Militar para evitar que o fato se repita. A Prefeitura compreende que as medidas restritivas adotadas durante os piores momentos da pandemia, impediram que todos, em especial os jovens, tivessem acesso ao lazer e manifestações culturais. Mas, claro que, por mais que o município seja compreensivo diante deste fato, não é possível permitir que aglomerações aconteçam ignorando que ainda vivemos uma pandemia. 

Também importante ressaltar que o projeto Bento Aberta, que será lançado no próximo dia 29, em meio às comemorações de aniversário de Araraquara, tem exatamente uma proposta contrária a essa aglomeração. Trata-se de uma opção de ocupação pública do local, porém de forma disciplinada, organizada e monitorada pelo município. O horário será das 07h às 12h, com foco em atividades individuais de esporte e lazer que não gerem aglomerações, com cumprimento das medidas de proteção como uso de máscara e distanciamento". 

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90