Araraquara Agora Publicidade 728x90
01/09/2021 às 18h06min - Atualizada em 01/09/2021 às 18h06min

Coronavírus: Araraquara tem a menor ocupação de UTI do ano

Santa Casa não tem paciente internado com Covid-19

Por Rian Fernandes
Araraquara registrou nesta quarta-feira (1) a menor ocupação em leitos de UTI Covid-19 do ano de 2021. Conforme o mais recente boletim epidemiológico do coronavírus, somente 14% dos leitos destinados para a doença estão preenchidos na Morada do Sol. 

Araraquara começou 2021 com 32% dos leitos de UTI ocupados. No entanto, durante o ano o crescimento das internações gerou preocupação e alerta na cidade conforme os casos de coronavírus não paravam de aumentar. Um dos primeiros momentos mais críticos que Araraquara viveu foi após a chegada da variante de Manaus na cidade e região. 

Por ser mais transmissível, a variante de Manaus fez com que os casos aumentassem nos primeiros meses do ano. Araraquara chegou a não ter leitos suficientes para comportar todos os pacientes, que aguardavam por vaga em UTI e quando conseguiam, em muitas das vezes, eram transferidos para outros municípios, alguns até distantes. 

Com leitos de UTI lotados, Araraquara adotou um lockdown, em fevereiro de 2021. A medida polêmica, mas recomendada por cientistas, gerou discussão entre moradores da cidade. Apesar disso, houve resultado e as internações de araraquarenses diminuíram. Porém, meses depois a cidade decretou um segundo lockdown, depois de novo avanço da doença. 

Mas fato é que após dificuldades com o enfrentamento da pandemia, Araraquara volta a respirar um ar de esperança para que tudo volte ao normal de vez. A cidade, que já desativou alguns leitos que eram exclusivos para a Covid-19, vem tendo uma queda na ocupação de enfermaria e UTI. O índice atual, desta quinta-feira (1), é o menor registrado em 2021. 

Assim como é o menor índice de ocupação de UTI registrado em 2021, também é a primeira vez que o percentual de lotação fica abaixo de 20%. Sobre os leitos de enfermaria, a ocupação também é considerada baixa: 19%.

Atualmente, Araraquara tem 26 internados, sendo 17 moradores de Araraquara e o restante de outros municípios. Para se ter uma ideia de como a esperança voltou a ser o sentimento dos moradores, a Santa Casa não tem pacientes internados com a Covid-19 e a cidade não confirma mortes pela doença há quatro dias seguidos. 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90