Araraquara Agora Publicidade 728x90
24/04/2020 às 18h48min - Atualizada em 24/04/2020 às 18h48min

Município vai contratar cooperativa para fabricar máscaras para famílias carentes

A partir do dia 1º de maio erá obrigatório o uso de máscara de proteção sobre o nariz e a boca em Araraquara para quem circular nos espaços públicos e nos equipamentos de transporte público coletivo.

Para ajudar famílias que não têm condições a Prefeitura, através do Comitê de Contingência do Coronavírus, se organiza para a contratação de uma associação cooperativa, cujo serviço será a confecção de máscaras caseiras que serão distribuídas à população em alta vulnerabilidade social.

 O objetivo é promover a organização de trabalhadores da economia solidária do município e garantir o item de proteção a quem não pode adquiri-lo. As máscaras serão distribuídas através da Rede de Solidariedade.

A obrigatoriedade da máscara a partir de 1º de maio se estende aos funcionários, consumidores e clientes dos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços que estão em funcionamento na cidade, mediante decreto municipal. Estes, inclusive, deverão impedir a entrada e a permanência de consumidores ou clientes que não estiverem utilizando o item de proteção.

Da mesma forma, será exigido o uso de máscara por todos os usuários do transporte público coletivo, no interior dos veículos e no interior do Terminal Central de Integração.

As autoridades de saúde recomendam o uso imediato da máscara por quem já tiver o acessório e precisar sair de casa. E que, preferencialmente, sejam máscaras caseiras, para que as profissionais sejam disponibilizadas nas unidades de Saúde.

A fiscalização será realizada pelos órgãos municipais competentes, que vão orientar as pessoas que não estiverem cumprindo a medida.

O Comitê reforça a importância do isolamento social e também da higienização pessoal correta, na contenção da transmissão do Coronavírus. No entanto, considera que a máscara pode ajudar na proteção das pessoas que precisarem sair para trabalhar, para fazer compras e buscar serviços de primeira necessidade.

Dessa forma, independentemente do uso da máscara, a orientação é para que as pessoas permaneçam em suas casas.

SITUAÇÃO DA DOENÇA NA CIDADE

Araraquara tem hoje, dia 24 de abril, 62 casos confirmados de Coronavírus e 15 casos estão aguardando resultado de exame. Do total de casos confirmados, 21 permanecem em quarentena e 38 já saíram da quarentena. Hoje, 10 pacientes estão internados. Destes, 9 estão em enfermaria - sendo que 1 caso já foi positivado e 8 são suspeitos -  e mais 1 paciente suspeito está internados em UTI. Foram notificados, até o momento, 3 óbitos decorrentes de Coronavírus na cidade e 1 caso aguarda resultado de exame. Destacamos que os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO

O Decreto no 12.257, publicado nos Atos Oficiais do Município em 24 de abril de 2019, antecipa 8 dias do recesso escolar de dezembro.  Trata-se de uma medida administrativa que visa reduzir os prejuízos da quarentena imposta pela pandemia do Covid-19 no ano letivo.

Por conta do isolamento social, as aulas da rede municipal de educação estão suspensas desde o último dia 23 de março.

Dessa forma, de acordo com o Decreto, será concedido recesso escolar de 24 de abril a 1 de maio de 2020 para os empregados do quadro do Magistério Público Municipal, incluindo os profissionais que oferecem suporte pedagógico direto ao exercício de docência, que são Diretor de Escola, Supervisor de Ensino e Assistente Educacional Pedagógico; os profissionais que exercem funções de Vice-Diretor, Professor Coordenador, Professor Formador e Coordenador Técnico da Escola de Dança; e os lotados e em efetivo exercício nas escola municipais, como Agentes Educacionais, Agentes Sociais de Serviços Públicos – Merendeiros,  Agentes Operacionais de Serviços Públicos – Porteiros e Serventes, e Administrativos de Serviços Públicos.

Excetuam-se na concessão do recesso escolar os empregados públicos lotados no CER do CAIC Prefeito Rubens Cruz I e CAIC Rubens Cruz II.

Outra medida de redução de danos da quarentena ao ano letivo é a produção, por parte da Secretaria Municipal da Educação, de conteúdos pedagógicos que estão sendo disponibilizados no site da Prefeitura de Araraquara.

São conteúdos e atividades com objetivo de contribuir para a continuidade do processo de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos enquanto não podem frequentar a escola. O material está no site da Prefeitura.

BAIRROS COM CASOS CONFIRMADOS DE CORONAVÍRUS Centro Chácara Flora Distrito Industrial Jardim Adalberto Roxo Jardim Altos de Pinheiros Jardim América Jardim das Estações Jardim Dumont Jardim Europa Jardim Flamboyant Jardim Hortênsias Jardim Iedda Jardim Igaçaba Jardim Iguatemi Jardim Imperador Jardim Itália Jardim Pinheiros Jardim Roberto Selmi Dei Jardim Santa Lúcia Jardim Serra Azul Jardim Viaduto Jardim Yolanda Ópice Residencial dos Oitis (Iguatemi) Parque das Laranjeiras Parque Gramado Quitandinha Santa Angelina Santana Vila Melhado Vila Nice Vila Suconasa Vila Xavier Assentamento Bela Vista   Informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município também podem ser acessadas no site  www.araraquara.sp.gov.br, bem como nas mídias sociais oficiais da Prefeitura (Facebook e Instagram).
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90