28/09/2021 às 18h22min - Atualizada em 28/09/2021 às 22h00min

Sport anuncia saída de dirigentes após erros na inscrição de jogadores

Erros cometidos podem acarretar em perda de pontos na Série A do Brasileiro. Presidente do clube, Leonardo Lopes, demitiu integrantes da diretoria de futebol.

Agência Brasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/esportes/noticia/2021-09/sport-anuncia-saida-de-dirigentes-apos-erros-na-inscricao-de-jogadores

O presidente do Sport, Leonardo Lopes, comunicou nesta terça-feira (28) a saída dos integrantes da diretoria de futebol do clube. O anúncio foi feito em entrevista coletiva na sede da instituição, em Recife. Entregaram os cargos o vice-presidente Nelo Campos e os diretores Augusto Moreira, Gabriel Campos, Rocine Millet e Guilherme Falcão.






A mudança ocorre após erros cometidos pelo departamento na inscrição de atletas contratados para o Campeonato Brasileiro, onde o Leão ocupa a 19ª e penúltima colocação, com 17 pontos, na zona de rebaixamento. A equipe não vence há oito partidas, saiu de campo derrotada nas últimas três e tem o pior ataque da competição, com oito gols feitos em 22 rodadas.




"Verificamos alguns equívocos tanto na questão da cobrança e verificação do que estava sendo feito, como em situações de implementação que não seriam de atribuição dos diretores de futebol do clube. A gente entendeu onde estavam as falhas e procuramos ser minuciosos para chegarmos a uma conclusão justa e razoável, até porque o nível do que aconteceu não é permitido em um clube da grandeza do Sport. Isso nos chamou atenção e fez entender que, diante dos fatos apresentados, a diretoria de futebol em sua totalidade entregou os cargos e, em paralelo, haverão mudanças também no estafe administrativo de futebol, para que erros simples de serem resolvidos e que geraram esse turbilhão de fatos negativos ao clube não voltem a acontecer", disse Lopes. "São atividades tão simples e rotineiras que os episódios recorrentes chamam atenção. Vamos intervir para eles não acontecerem mais, pois é inadmissível", completou o mandatário.




Último reforço trazido pelo Sport, o lateral-direito Jeferson precisava ter o nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) até sexta-feira passada (24), último dia para inscrição de jogadores no Brasileirão. O registro na CBF é necessário para o atleta, em seguida, ser incluído entre os disponíveis para atuar na competição. Já o goleiro Saulo, o volante Nicolás Aguirre e o atacante Vander, todos contratados de agosto para cá, apareceram no BID, mas não foram inscritos no torneio nacional.




"A gente agora tem de fazer de tudo para minimizar o impacto financeiro e [agir] em respeito aos atletas em uma situação tão sui-generis como essa. Vamos procurar fazer algum tipo de negociação com times da Série B. O prazo [para inscrição de atletas na segunda divisão nacional] é curtíssimo, termina dia 30 [de setembro]", afirmou o presidente do Sport.




Risco de perda de pontos



Na coletiva, Lopes também confirmou que o clube analisa a situação do zagueiro Pedro Henrique, contratado em 19 de agosto. O defensor teria atuado irregularmente pelo Leão, já que teria completado sete partidas pelo ex-time, o Internacional, no Brasileirão. Se for denunciado, o Rubro-Negro pode ser punido com a perda dos 17 pontos somados até o instante.




Pedro Henrique, zagueiro, Sport, zagueiro

Pedro Henrique, zagueiro, Sport, zagueiro






Leonardo Lopes, presidente so Sport, afirmou que clube avalia situação do zagueiro Pedro Henrique, contratado em 19 de agosto, que teria atuado irregularmente pelo Leão - Anderson Stevens/Sport Club do Recife/Direitos Reservados



O limite de confrontos que um jogador pode fazer em uma competição antes de se transferir para outra agremiação da mesma divisão é de seis. Pedro Henrique atuou cinco vezes pelo Inter nesta edição do Brasileiro, mas recebeu dois cartões amarelos em ocasiões onde não saiu do banco. O Regulamento Específico da competição indica no artigo 43 (parágrafo único) do capítulo três, que se o atleta na condição de substituto "vier a ser apenado pelo árbitro, será considerada como partida disputada pelo infrator".




"A gente tomou conhecimento desta informação na segunda-feira [27]. Tão logo soubemos, acionamos nossos advogados especializados no Rio de Janeiro para saber, pois há um conflito de normas no regulamento geral e no específico [da competição]. Um fala da questão dos cartões, outro não fala. Há uma discussão muito grande quanto à penalidade. Tem jurisprudência sobre a perda de pontos, mas também sobre multa", afirmou Lopes. "Os advogados já estão trabalhando para evitar qualquer perda de pontos, que seria de proporções inimagináveis. Se for confirmada [a irregularidade], o atleta não poderá mais entrar em campo para que a gente não fique com risco permanente deste acontecimento", concluiu o dirigente.





Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/esportes/noticia/2021-09/sport-anuncia-saida-de-dirigentes-apos-erros-na-inscricao-de-jogadores
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »