Araraquara Agora Publicidade 1200x90
Araraquara Agora Publicidade 728x90
29/09/2021 às 11h15min - Atualizada em 29/09/2021 às 11h15min

Dia Mundial do Coração é alerta para conscientização contra doenças cardiovasculares

Cardiologista explica as melhores formas de prevenção e quando se deve ficar atento

Foto: Canva/ Ilustração

Criado em 2000 pela World Heart Federation (WHF), o Dia Mundial do Coração é celebrado hoje, 29 de setembro. A data tem como objetivo alertar as pessoas sobre os perigos das doenças cardiovasculares, que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são a principal causa de morte em todo o mundo.


Para o cardiologista Yuri Brasil, a melhor forma de manter o coração saudável é seguindo um estilo de vida que estimule bons hábitos, como a prática regular de atividades físicas, uma dieta de alimentação saudável, hidratação constante e principalmente a realização de exames de rotina com profissionais especializados.


Outras formas de prevenção consistem em restringir o consumo de bebidas alcoólicas, evitar todos os tipos de tabagismo, abandonar o sedentarismo, não ingerir sal em excesso e lutar contra o excesso de peso. Controlar os níveis de colesterol e de glicose no sangue também são atitudes imprescindíveis.

 


“Lembrando que as consultas devem acontecer periodicamente e não apenas quando um problema surgir, pois as consequências de um problema cardiovascular podem ser imprevisíveis, resultando em infartos, derrames e até mesmo casos de morte súbita, decorrentes de uma insuficiência cardíaca que não foi tratada corretamente”, explica o cardiologista.


Diante desse cenário, Dr. Brasil alerta para os principais sintomas. “Caso haja sinais de fadiga, esgotamento, perda de consciência ou desmaios, inchaço de pés e pernas, sangramento ou inchaço das gengivas, suor frio ou sudorese intensa, falta de apetite e náuseas ou ganho de peso injustificado, procure atendimento médico o mais rápido possível.”

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90