Araraquara Agora Publicidade 728x90
30/09/2021 às 18h48min - Atualizada em 30/09/2021 às 18h48min

Saiba quando chegarão novas doses da AstraZeneca, em Araraquara

Hoje (30) em poucas horas, doses se esgotaram em vários polos

Direto da Redação

Em poucas horas desta quinta-feira (30), as doses da vacina AstraZeneca, se esgotaram em Araraquara, causando uma busca frenética de parcela da população que deseja se imunizar com essa vacina.

 

Pela manhã, havia pequeno quantitativo de doses que foram distribuídos entre os polos de vacinação, porém, as doses não foram suficientes. O fato repercutiu nas redes sociais. Um internauta do Portal Araraquara Agora disse: “No posto do Jd Paulistano não tinha hoje cedo”. Outra internauta enfatizou: “No posto da Vila eu fui e não tinha a vacina”. Outra reclamação foi do Drive Thru do Cear: “Fui buscar a AstraZeneca e não tinha, acabei me vacinando com a Pfizer”.

 

Existe a estimativa de que uma nova remessa com cerca de duas mil doses da AstraZeneca, chegue no município nesta sexta-feira (1) e será distribuída em todos os polos no sábado, Dia V da Vacina contra a Covid-19.

 

Essa remessa tem como destino a aplicação da segunda dose na população com idades entre 37 anos e 42 anos. O número, de acordo com a Vigilância Endemiológica, representa 50% da grade de vacinas para esse público.

 

Enquanto as vacinas não são distribuídas por completo, as equipes estão redirecionando as pessoas que exijam tomar a vacina da AstraZeneca, já que as doses não estavam disponíveis em todos os polos, mas a vacina da Pfizer continua sendo uma alternativa como segunda dose, com a mesma eficácia. Ainda de acordo com a Vigilância, até a próxima segunda-feira (4) a situação normalizará na cidade.

 

Hoje as doses não foram suficientes. Nós vamos receber uma nova remessa nesta sexta-feira (1), por isso que em alguns locais foi feita a imunização com a Pfizer, que também é recomendada, não há problema nenhum”, afirma a secretária da saúde Eliana Honain.

 

Neste sábado (2), haverá plantão com possibilidade maior de imunização. Aqueles que terão a segunda dose da AstraZeneca, vão conseguir se imunizar, mas a grade também não é suficiente. A recomendação é de que a pessoa tome a Pfizer, se não tiver a AstraZeneca”, disse.


 

Estamos recebendo pequenas quantidades que muitas vezes não dão conta da demanda e do número de postos”, esclareceu.

 

Vale lembrar que o Dia V da Vacina contra a Covid-19, ocorre neste sábado (2), em todos os polos de vacinação - com exceção do drive-thru do Sesc e da unidade de saúde do Sesa - , e mais o posto de saúde do Hortências.

 

Será das 8h às 15h nas 12 unidades de saúde e das 9h às 15h, no drive-thru do Cear.
 

O ‘Dia V’ é mais uma oportunidade para quem está com a segunda dose da vacina atrasada. Temos ainda muitos faltosos e é fundamental que as pessoas completem a imunização. Somente com duas doses se alcança a proteção efetiva da vacina contra o coronavírus”, reforçou Eliana Honain.

 

DIA V DA VACINA CONTRA A COVID-19

 

02 DE OUTUBRO (SÁBADO)

Das 8 horas (em todos os locais de vacinação, com exceção do Cear, que inicia atendimento 9h) até as 15 horas.

 

Quem pode:

 

- Segunda dose e faltosos;

 

- Segunda dose antecipada da Pfizer (pessoas que tenham tomado a primeira dose há 8 semanas ou mais);

 

- Pacientes em tratamento quimioterápico (com laudo médico, que tenham completado a imunização há pelo menos 28 dias, independentemente da idade);

 

- Terceira dose – idosos acima de 80 anos, mediante apresentação do cartão de vacinação (é preciso ter completado a imunização há pelo menos 6 meses);

 

- 12 a 17 anos (mediante apresentação de RG, CPF e comprovante de endereço atualizado. Fazer cadastro no site VacinaJá);

 

- 18 anos ou mais;

 

- Grávidas, lactantes e puérperas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90