Araraquara Agora Publicidade 728x90
29/04/2020 às 18h24min - Atualizada em 29/04/2020 às 18h24min

Há 58 anos Ferroviária enfrentava a Seleção Brasileira

No dia 29 de abril de 1962, a Seleção Brasileira enfrentou a Ferroviária em partida preparatória para a Copa do Mundo daquele ano, disputada no Chile.

O jogo aconteceu na cidade de Serra Negra, e teve três períodos de 45 minutos. A Seleção Brasileira foi dividia em dois times: Azul (reserva) e Amarelo (titular).

No primeiro período, a Seleção Azul empatou em 0 a 0 com a Ferroviária. A Ferroviária foi à campo com Toninho; Ismael, Antoninho, Mario e Zé Maria; Dudu e Bazzani; Peixinho (Mateus), Laerte, Aurelio e Beni.

A Seleção Azul jogou com Castilho; Jair Marinho, Mauro, Calvet e Altair; Zequinha e Mengalvio; Jair, Quarentinha, Amarildo e Germano.

“Enquanto o quadro azul corria desordenadamente, o conjunto da Ferroviária dava ao público uma boa demonstração de jogo conjunto recebendo aplausos constantes” – jornal “O Estado de São Paulo”, 01 de maio de 1962

Jornal “O Estado de São Paulo”, 01 de maio de 1962

No segundo período, a Seleção Azul enfrentou a Amarela.

No terceiro período, a Ferroviária voltou a campo, desta vez para enfrentar a Seleção Amarela, considerada a equipe titular. A Ferroviária jogou com Toninho; Ismael, Antoninho, Rodrigues e Zé Maria; Dudu e Bazzani; Mateus, Laerte, David e Beni. Já a Seleção atuou com Gilmar; Djalma Santos, Belini, Jurandir e Nilton Santos; Zito e Didi; Garrincha, Vavá, Pelé e Zagalo.

Apesar de ser derrotada por 2 a 0 neste período, os jornais da época destacaram que a Locomotiva foi superior ao escrete brasileiro.

“Dudu, repetindo suas atuações no Campeonato Paulista fez com que a equipe da Ferroviária se destacasse de forma exuberante” – jornal “Folha de São Paulo”, 30 de abril de 1962.

Jornal “Folha de São Paulo”, 30 de abril de 1962

Naquele mesmo ano, a Seleção Brasileira conquistaria a Copa do Mundo no Chile, ao derrotar a Tchecoslováquia por 3 a 1. Já a Ferroviária terminaria o Paulistão na sexta colocação.

O “O Estado de São Paulo”, 29 de abril de 1962

²Pesquisa: acervos dos jornais “O Estado de São Paulo” e “Folha de São Paulo”
Foto: acervo Folha de São Paulo, foto publicada no jornal do dia 30 de abril de 1962
Texto: Tiago Pavini/Ferroviária SA


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90