Araraquara Agora Publicidade 728x90
20/10/2021 às 10h44min - Atualizada em 20/10/2021 às 10h44min

Capela do Cemitério São Bento segue se despedaçando e ficará fechada para mais um Finados

Local está cercado com tapume. Forração cai toda vez que chove

Willian Oliveira

Fechada há mais de quatro anos, a capela do Cemitério São Bento ficará de fora das homenagens do Dia de Finados mais uma vez.

 

O local, considerado patrimônio cultural da cidade, sofre com a ação do tempo e a má conservação. A Prefeitura de Araraquara cansou de prometer reformas e revitalização. Cercou o espaço com tapumes e não fez mais nada.

 

 

Com o passar dos anos o telhado fica mais frágil, a cúpula pesa sobre a estrutura e o risco de desabamento é real. Parte do revestimento do forro, inclusive já caiu. O madeiramento está visível em boa parte do prédio e o que se vê entre os buracos que se abriram é uma madeira cada vez mais podre e vulnerável.

 

 

Havia expectativa da volta das celebrações no dia de Finados deste ano, porém, a assessoria de imprensa da Prefeitura, por meio de nota, disse que a capela do cemitério São Bento permanece fechada.

 

As missas no cemitério São Bento no Dia de Finados serão celebradas na área externa, com tendas e acomodações para os fiéis”, diz a nota.


Ainda de acordo com a Prefeitura, a programação de Finados nos cemitérios municipais, com os horários de visitação e das missas, assim como as medidas sanitárias que serão adotadas por conta da pandemia, deverão ser divulgadas nesta semana.


Cinco missas estão programadas para o Cemitério São Bento no Dia de Finados, sendo três de manhã – 7h, 9h e 11h – e mais duas no período da tarde – 15h e 17h.

 

Patrimônio Histórico

 

A capela do cemitério São Bento está protegida através do artigo 104 da Lei Complementar nº 850 de 11 de fevereiro de 2014, indicando que quaisquer intervenções previstas para a edificação devem ser aprovadas e fiscalizadas pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, inclusive, a medida protetiva deve estar regulamentada para a correta e eficaz aplicação da legislação, visando a proteção do bem.


Nas paredes, do interior da Capela, há importantes gravuras que retratam a fé e que também ampliam o valor cultural do patrimônio.


Galeria:

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90