Araraquara Agora Publicidade 728x90
01/11/2021 às 08h14min - Atualizada em 01/11/2021 às 08h14min

Vacinação contra a Covid-19 ocorre no Feriadão?

Confira!

Direto da Redação
Foto: Prefeitura

Por conta do ponto facultativo aos servidores das repartições públicas municipais, decretado pela Prefeitura, a vacinação contra a Covid-19 não ocorre nos polos da cidade, nesta segunda-feira (1) e terça-feira, feriado de Finados.

 

A vacinação retorna na quarta-feira (3). Vale lembrar que a partir desta data o drive-thru do Cear vai atender em novo horário, das 8 às 12 horas, mesmo horário do drive-thru do Sesc.

 

Além dos dois drive-thrus, passam a ser polos de vacinação os postos de Saúde da Vila Xavier, Jardim Iedda, Selmi Dei I, Vale do Sol, Bueno de Andrade e Assentamento Bela Vista, sempre das 8 às 15 horas.

 

Quem deve?

 

Continua a aplicação da terceira dose nos idosos com 60 anos ou mais e nos profissionais da saúde que tenham tomado a segunda dose há pelo menos seis meses.

 

Também a aplicação da primeira e segunda doses em adolescentes de 12 a 17 anos, maiores de 18 anos, gestantes, lactantes e puérperas.

 

O grupo de pessoas imunossuprimidas, com HIV, transplantadas e pacientes em tratamento quimioterápico, na unidade do Sesa.

 

Intervalo

 

Vale destacar que o intervalo de aplicação da segunda dose da Pfizer em adolescentes de 12 a 17 anos é de 8 semanas. A redução do intervalo entre as duas doses para 21 dias, no caso da Pfizer, vale apenas para as pessoas com 18 anos ou mais.

 

Já no caso da vacina Astrazeneca, está mantido o intervalo de 12 semanas entre as duas doses.

 

O Estado de São Paulo chegou a anunciar a redução do intervalo deste imunizante para 8 semanas, no entanto, a Secretaria Municipal da Saúde aguarda a entrega de novas remessas da vacina pelo Diretoria Regional de Saúde (DIR III) para deliberar sobre a medida.

 

Complementação do esquema vacinal de viajante para o exterior

 

E seguindo nota técnica do Ministério da Saúde, a Comissão também deliberou sobre a complementação do esquema vacinal contra Covid-19 de brasileiros com viagens marcadas para outros países, com base nos critérios regulatórios do país de destino.

 

Ficou definido que, no caso das pessoas que vão viajar ao exterior e só têm a primeira dose, elas poderão antecipar essa segunda dose, respeitando o intervalo mínimo de 21 dias para a vacina da Pfizer e 28 dias para a vacina Astrazeneca.

 

Já as pessoas que tomaram as duas primeiras doses da Coronavac e pretendem viajar para países que ainda não incluíram esse imunizante na lista de vacinas autorizadas, elas podem tomar a terceira dose da Pfizer, respeitando o intervalo de 28 dias da segunda dose.

 

Para essas medidas, que serão adotadas em todos os polos de vacinação, será obrigatória apresentação de comprovação da viagem, no caso, a passagem.

 

Apesar dos polos de vacinação não abrirem nesta segunda-feira (1) e terça-feira (2), os serviços essenciais e que necessitam de funcionamento ininterrupto, como as UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento), atenderão a população normalmente neste período.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90