Araraquara Agora Publicidade 728x90
10/11/2021 às 10h17min - Atualizada em 10/11/2021 às 10h17min

Segunda Chance: Prefeitura pretende retomar programa de reinserção de reeducandos no mercado de trabalho

Convênio foi interrompido em 2020, por conta da pandemia de Covid-19

Foto: Prefeitura/ Divulgação

A Prefeitura de Araraquara enviou para apreciação da Câmara Municipal, o projeto de lei que solicita a autorização para a abertura de um crédito adicional suplementar, até o limite de R$ 465 mil, para ser empregado na contratação de até 400 reeducandos na cidade.

 

O objetivo é retomar o programa de Reinserção Social, que garante a parceria da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social com os Centros de Ressocialização de Araraquara e com a Penitenciária de Araraquara “Dr. Sebastião Martins Silveira, celebrado por meio da Fundação Professor Doutor Manoel Pedro Pimentel (Funap).

 

O convênio de prestação de serviços teve que ser interrompido no início de 2020, por conta da pandemia de Covid-19.

 

Trata-se de uma parceria sólida, desenvolvida há muito tempo, que possibilita a garantia de renda e da organização das famílias dos reeducandos e reeducandas”, explica Jacqueline Barbosa, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

 

Ainda segundo ela, a proposta atual visa a contratação de 80 mulheres e 120 homens do semiaberto e mais 200 homens do regime fechado, para que eles possam prestar serviços ao município em diferentes setores, incluindo limpeza, recepção, serviços gerais e de manutenção, capinagem, jardinagem, além da atuação na área de construção civil, como eletricista, pedreiro, servente e carpinteiro, respeitando o perfil de cada contratado.

 

Outros municípios, a exemplo de Araraquara, também desenvolvem esse programa, que é extremamente importante, porque ao mesmo tempo em que gera renda para as famílias dos reeducandos, abre possibilidades de vivências saudáveis e positivas para que esses homens e mulheres reclusos tenham o incentivo de mudar de vida”, avalia Jacqueline Barbosa.

 

Segunda chance

 

Para a Prefeitura de Araraquara, o Programa de Reinserção Social de Reeducandos estende a mão a essas pessoas que, muitas vezes, sofrem com o preconceito. Trata-se do direito a uma segunda chance no momento de maior dificuldade. Entre 2017 e 2020, quando o programa foi colocado em prática, cerca de 150 reeducandos, entre homens e mulheres, foram beneficiados com a oportunidade, além de outros 32 apenados da Penitenciária.
 

Além disso, a Política Municipal de Trabalho para Pessoas Privadas de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional, que atende indicação da vereadora Thainara Faria (PT) e recomendação do Ministério Público, e do Poder Judiciário, garantiu que empresas de prestação de serviços (como de limpeza e construção civil, por exemplo) contratadas pela Prefeitura, por meio de licitação, devam admitir mão de obra de pessoas privadas de liberdade e egressas do sistema prisional, obedecendo uma porcentagem que varia conforme o número de funcionários colocados durante a execução do contrato.
 

Vale lembrar que em 2020, muitos dos beneficiados que passaram pelo projeto municipal se uniram e, com apoio da Coordenadoria do Trabalho e Economia Criativa e Solidária, se qualificaram e formaram a Cooperativa Social de Trabalho em Recuperação de Materiais dos Egressos Prisionais de Araraquara “Sol Nascente”, provando a importância da oportunidade.


Fonte: Prefeitura Araraquara.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90