As equipes de alto rendimento continuam com os treinamentos na academia do Gigantão. Uma nota da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer/Fundesport emitida nesta quarta-feira (17) diz que a prática continua porque existe a autorização do Plano São Paulo.
De acordo com a nota divulgada, “os atletas seguem todas as medidas de segurança para conter a Covid-19, sendo testados regularmente. O decreto municipal, publicado em acordo com decreto estadual que estabelece a fase vermelha em todo o estado de São Paulo, proíbe eventos esportivos, mas não o treinamento das equipes de alto rendimento, como já esclarecido, já que os campeonatos continuam ocorrendo em nível nacional”.
Ainda segundo a Secretaria, a academia do Gigantão é frequentada por algumas modalidades, “a qual é de uso exclusivo dos atletas das equipes de alto rendimento. Muitos desses atletas utilizam a academia e a fisioterapia quando em fase de recuperação, não podendo interromper seus tratamentos”.
A Prefeitura de Araraquara esclareceu que os atletas que não cumpriram as normas da vigilância epidemiológica irão responder administrativamente.
O que diz o decreto da Fase Emergencial
De acordo com o decreto que segue a Fase Emergencial do governo estadual em Araraquara, diversas atividades estão com proibição no atendimento presencial.
No artigo 3 do decreto publicado pela Prefeitura de Trabiju são listados alguns dos tipos de atividades que estão proibidas, entre elas, “academias de esportes de todas as modalidades, centros de ginásticas e estabelecimentos congêneres”.