Araraquara Agora Publicidade 728x90
16/11/2021 às 11h17min - Atualizada em 16/11/2021 às 11h17min

Campus de Araraquara do IFSP oferece 160 vagas para cursos técnicos gratuitos

Inscrições seguem até dia 24 de novembro

Laboratório da fabricação. Foto: IFSP/ Divulgação

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) está com inscrições abertas para o ingresso de novos estudantes, no primeiro semestre de 2022, para cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes da Instituição.

 

Ao todo, são ofertadas 6.080 vagas para o ensino integrado e para o concomitante e subsequente. As oportunidades são para 33 cursos técnicos nos câmpus Araraquara, Avaré, Barretos, Birigui, Boituva, Bragança Paulista, Campinas, Campos do Jordão, Capivari, Caraguatatuba, Catanduva, Cubatão, Guarulhos, Hortolândia, Ilha Solteira, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Jacareí, Jundiaí, Matão, Piracicaba, Pirituba, Presidente Epitácio, Registro, Salto, São Carlos, São João da Boa Vista, São José dos Campos, São Miguel Paulista, São Paulo, São Roque, Sertãozinho, Sorocaba, Suzano, Tupã e Votuporanga.

 

Em Araraquara são 160 vagas. Os cursos técnicos integrados ao ensino médio (4 anos) são:

 

  • 40 vagas para o curso técnico em informática, integrado ao ensino médio no período da tarde;
  • 40 vagas para o curso técnico em mecânica, integrado ao ensino médio no período;



Para essas vagas é necessário ter o ensino fundamental completo.

 

Os cursos técnicos concomitantes/subsequentes ao ensino médio (quatro semestres) são:

 

  • 40 vagas para o curso técnico em informática. Período noturno;
  • 40 vagas para o curso técnico em mecatrônica. Período noturno;



Para essas vagas é necessário cursar o 2º ou 3º anos ou ter concluído o ensino médio.

 

Vale lembrar que todos os cursos são gratuitos, sem cobrança de mensalidade ou de taxa de matrícula.

 

Para realizar a inscrição, é necessário pagar uma taxa de R$60, para os cursos técnicos integrados, ou de R$ 30, para os técnicos concomitantes ou subsequentes ao ensino médio.

 

Prova

 

Neste ano, o IFSP volta a adotar a seleção por meio de provas. Dessa forma, o IFSP retornará a realizar seu processo seletivo com aplicação de provas das disciplinas de Português e Matemática.

 

A avaliação será aplicada de maneira presencial concomitantemente em todas as cidades onde o IFSP oferecer vagas; o candidato poderá se inscrever apenas para um curso em único câmpus.

 

As provas serão realizadas no dia 19/12/2021, na mesma cidade, ou município da mesma região, da localização do câmpus escolhido na inscrição, e terá duração de três horas.

 

As provas para os cursos concomitantes e subsequentes ao ensino médio serão realizadas no período matutino, das 9h às 12h. Os candidatos devem apresentar-se no local da prova com uma hora de antecedência.

 

As provas para os cursos técnicos integrado ao ensino médio serão realizadas no período vespertino, das 14h às 17h. Os candidatos devem apresentar-se no local da prova com uma hora de antecedência.

 

A partir do dia 10/12/2021, o candidato terá acesso às informações sobre o horário e o local de realização da prova no Portal do Candidato.

 

Inscrição

 

As inscrições acontecem seguem até o dia 24 de novembro e devem ser realizadas exclusivamente pelo site do IFSP.


 

Fonte: IFSP


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90