Araraquara Agora Publicidade 728x90
19/11/2021 às 18h41min - Atualizada em 19/11/2021 às 18h41min

Black Family Party marca o Dia da Consciência Negra em Araraquara

Praça Scalamandré Sobrinho recebe apresentações de DJs, feira de afroempreendedores e demonstração de tranças afros

Neste sábado (20), Dia da Consciência Negra, a Prefeitura de Araraquara oferece ao público a Black Family Party, um evento que será realizado a partir das 13 horas na Praça Scalamandré Sobrinho e que contará música, feira de afroempreendedores e outras atrações elaboradas para valorizar ainda mais a data. A festa integra a programação "Araraquara, Morada do Sol e não do racismo", iniciativa organizada pela Coordenadoria de Políticas Étnico-Raciais, com o objetivo de combater amplamente o racismo estrutural existente, bem como o racismo institucional que ainda ocorre em diversos espaços.

 

A coordenadora de Políticas Étnico-Raciais, Alessandra Laurindo, falou sobre as atrações oferecidas na festa. "Esse encontro surgiu através da idealização do DJ Alf Dee, que em acordo com os DJs Elton Ferreira e Fábio Moura, farão uma tarde muito agradável para as famílias araraquarenses. Haverá um resgate musical das décadas de 70, 80 e 90, com a apresentação do MC Rikardo Lyon. Neste mesmo período ocorrerá a FeirAfro 2021, aberta para que o afroempreendedorismo e os empreendimentos afros ganhem cada vez mais espaço. Teremos ainda uma Oficina de Abayomis, realizada pela Associação Quilombo Rosa e demonstrações de tranças afros", salientou.

 

Também neste sábado, às 9 horas, será realizada a 15ª edição da Marcha da Consciência Negra, que terá sua concentração na Praça Popular, na Rua Princesa Isabel. Segundo o itinerário, a marcha passará pela Avenida Padre Cezarino e entrará na Rua 13 de Maio. O evento também terá apresentações culturais e uma contra-narrativa em quatro pontos da Rua 13 de Maio, visto que o dia 13 de maio de 1888 é conhecido pelo movimento negro como dia da abolição inacabada. Por isso, em uma ação realizada em parceria com a Coordenadoria Municipal de Patrimônio, serão utilizadas placas com o nome Rua 20 de Novembro, data que representa verdadeiramente a resistência da população negra.

 

A programação

 

A programação "Araraquara, Morada do Sol e não do racismo" visa, além de despertar para reflexão, envolver a população em geral para uma ação prática e efetiva, seja através do impacto visual, do estímulo à conscientização coletiva, mas principalmente para a valorização da identidade e da cultura afro-brasileira.

 

A agenda conta com diversas atrações que visam reforçar que a participação de todos é fundamental para que se compreenda que só alcançaremos uma sociedade antirracista a partir do momento que cada um fizer sua parte. Haverá ainda a apresentação do TCC dos alunos do Curso de Comunicação e Marketing da Uniara com o tema "Centro de Referência Afro Mestre Jorge" (dia 22), palestra "Esporte e Negritudes: a tarefa de ser atleta negro e referência" (dia 24), show com Délcio Luiz (dia 26), show com Chrigor (dia 28) e Dia do Samba – "Aplausos à todos os sambas" (dia 4 de dezembro na praça do Daae). Os shows de Délcio Luiz e Chrigor são espetáculos promovidos por parceiros e não pela própria Prefeitura, por isso a entrada será por adesão.

 

Além disso, esta semana contou com uma série de encontros que passam por escolas públicas de Araraquara, que receberão palestras e oficinas realizadas pelo Centro de Referência Afro "Mestre Jorge". São elas a EE Prof. João Batista de Oliveira (Vila Independência), EMEF. Prof. Hermínio Pagotto (Assentamento Bela Vista), EE Prof. Oacyr Antonio Ellero (Parque São Paulo) e EE Prof. Joaquim Machado Júnior (Jardim Esplanada).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90