Araraquara Agora Publicidade 728x90
11/05/2020 às 13h07min - Atualizada em 12/05/2020 às 11h35min

Chega a 96 o número de recuperados do coronavírus em Araraquara

Araraquara registra hoje, dia 11 de maio, 120 casos confirmados. Aguardam resultados de exames 42 amostras. Do total de casos confirmados, 20 permanecem em quarentena e 96 já saíram. 

Hoje, 10 pacientes estão internados. Destes, 9 estão em enfermaria - sendo 8 casos suspeitos e 1 confirmado - e 1 paciente confirmado está internado em UTI. 

Foram notificados, até o momento, 4 óbitos confirmados decorrentes de Coronavírus na cidade e 1 aguarda resultado de exame.

Destacamos que os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena. O município possui 54 bairros com casos notificados.

Acompanhando decreto do Governo do Estado de São Paulo, que engloba todos os 645 municípios paulistas, a Prefeitura de Araraquara prorrogou até o dia 31 de maio o decreto municipal que estabelece o estado de calamidade pública e as medidas de quarentena para redução da transmissão do novo coronavírus, causador da pandemia da doença respiratória Covid-19.

O novo texto traz apenas uma alteração em relação ao anterior: fica permitido que estabelecimentos que compram materiais recicláveis de catadores autônomos possam funcionar, mas atendendo um catador por vez, mediante agendamento e de portas fechadas.

Antes, sem poder vender, os catadores estavam acumulando materiais em suas casas, aumentando o risco para criadouros de dengue.

Essa medida se faz necessária porque o Estado São Paulo vem enfrentando baixas taxas de isolamento social, abaixo dos 50%. A meta do governo é 60% e o número ideal é 70%, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, a fim de evitar um colapso do sistema de saúde. Mas poucos municípios atingem a meta. Em Araraquara, o isolamento registrado nos últimos dias segue perto de 40%.

O Governo do Estado apresentou também quais são as condições consideradas necessárias para a flexibilização regional da quarentena: isolamento social acima de 55%, redução sustentada de novos casos da doença por 14 dias consecutivos e a ocupação abaixo de 60% nos leitos de UTI exclusivos de Covid-19.

O Governo do Estado de São Paulo também criou, na semana passada, um grupo de 16 prefeitos, dentre eles o prefeito Edinho, denominado Conselho Municipalista, que será responsável por avaliar a situação da Covid-19 em cada região do estado e planejar a futura retomada dos setores econômicos afetados pela crise, seguindo as normas e as orientações da saúde.

A primeira reunião do grupo ocorre esta tarde, em São Paulo.

Além de Araraquara, fazem parte municípios de São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas, Santos, Sorocaba e Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, Barretos, São José do Rio Preto, Registro, São José dos Campos, Franca e Bauru.

O Comitê reforça que continua vigorando no município de Araraquara o decreto que reconhece o estado de calamidade pública no município e todas as determinações e medidas destinadas a impedir a aglomeração de pessoas e assim evitar o contágio do Covid-19 em Araraquara.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90