Araraquara Agora Publicidade 728x90
02/12/2021 às 13h36min - Atualizada em 02/12/2021 às 13h36min

Museu de Reminiscências esportivas Paschoal Gonçalves reabre em Araraquara

Museu tem o acervo do torcedor símbolo da Ferroviária, Paschoal Gonçalves da Rocha

O Museu de Reminiscências Esportivas Paschoal Gonçalves da Rocha está aberto desde ontem (1). O local que fica no complexo do Estádio da Fonte Luminosa funcionará das 7h às 11h, de segunda a sexta-feira, com horário agendado e apresentação da carteira de vacinação da Covid-19. O acesso é gratuito. 

Para visitar o local, os interessados podem ligar ou enviar um WhatsApp para o (16) 9 9701/6489 ou pelo e-mail [email protected]. O espaço foi inaugurado em agosto de 2015 e possui o acervo do historiador e torcedor símbolo da Ferroviária, Paschoal Gonçalves da Rocha. São mais de 10 mil fotos, entre elas do time da Ferroviária, esporte amador e de clubes amadores de Araraquara e da seleção brasileira. 

Paschoal Gonçalves da Rocha faleceu em 19 de novembro de 2014 e não chegou a ver a volta da Ferroviária para o Paulistão, em 2015, e nem a inauguração do museu, que atualmente é de responsabilidade da Secretaria de Esportes e da Prefeitura de Araraquara. Vale lembrar ainda que o local tem um apoio cultural mensal do Clube Araraquarense, Garrido Assessoria Contável e do Poeta Afeano Antônio Carneiro Bellier, que ajuda na manutenção do museu e do grupo Filhos do Paschoal. 

História recente e exposições

No ano de 2013 aconteceu a festa de aniversário das Reminiscências Esportivas e depois, em 2017, retornou com a Torcida Coração Grená fazendo a mesma e comemorando seu aniversário de 27 anos.

No mesmo ano, em outubro de 2017, foi criado o grupo Filhos do Paschoal, pelos seus filhos Artur e César, além do o amigo dele e da famíla, Rodrigo Coutinho Soró Sossolote, e suas respectivas companheiras Isabel, Josy e Gilda. Também houve a participação da Sra. Rosmary, esposa do Paschoal, que deu vida ao museu juntamente com a Torcida Organizada Afeganistão, promovendo festas, encontros e outras atividades.

Em 2018 e 2019 foi comemorado no MRE Paschoal Gonçalves da Rocha os aniversários de 38 e 39 anos das Reminiscências Esportivas, revivendo as memoráveis festas do saudoso torcedor e premiando os melhores do esporte, torcedores e convidados com a realização do Programa do Quintal ao Municipal com Teroca e Tecão e No Mundo da Música com Gê Negão, ao vivo, pela Rádio Uniara FM 100,1. Em 2020, no dia 25 de maio, era para ter sido comemorado o aniversário de 40 anos no Clube Araraquarense, mas devido a pandemia do coronavirus foi suspenso .

O site www.filhosdopaschoal.com.br está no ar desde o dia 2 de dezembro de 2018, com tudo sobre a Ferroviária, esportes e a vida do torcedor. Fechado desde março de 2020 por conta da pandemia do, de setembro a dezembro do mesmo ano teve como gestor Rodrigo Soró, que organizou o local e ativou diversas exposições, com doações de itens ao Museu, como os Troféus da LIBA (Bocha), camisas de atletas, torcedores e da Ferroviária, além do jornalista Wilson Silveira Luiz, da Exposição Lembranças com Pé no Chão,jornais da Torcida Coração Grená, Troféus do Grêmio Nestle Araraquara e do esportista Adriano Janke.

Recentemente a Ótica Lupo doou a placa da mesa Bazzani, do antigo Bar Cazuza´s, e a Rede Drogaven, todos os seus trófeus que patrocinou equipes de Araraquara e região, além do terno do jogador Maurinho, que era do Paulista e jogou o Mundial de Futebol em 1954. Além disso, também estão em exposições os poemas do Poeta afeano Antonio Carneiro Béllier lembrança dos esportes, como o futsal, vôlei masculino e feminino, basquete masculino e feminino e futebol feminino.

O espaço fica aberto até 17 de dezembro e depois entrará em rescesso pela Prefeitura Municipal. Em Janeiro retorna com os Torneios Esportivos de Verão. 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90