Araraquara Agora Publicidade 728x90
15/12/2021 às 07h45min - Atualizada em 15/12/2021 às 07h45min

Pacientes que tiveram AVC são mais suscetíveis a também sofrerem um infarto

Especialista explica a relação e as formas de evitar as doenças

Foto: Canva

Um estudo realizado por estudantes da Faculdade de Medicina da Univerdade de São Paulo (FM-USP) e publicado na revista Cardiology and Cardiovascular Medicine mostrou que pessoas que tiveram um Acidente Vascular Cerebral (AVC) têm maior risco de também sofrer um episódio de infarto.


Segundo o cardiologista Yuri Brasil, isso acontece, pois ambos os problemas são espectros da mesma doença, a aterosclerose.

 

Uma condição caracterizada pelo entupimento de alguma artéria do coração, causando o bloqueio da passagem de sangue e ocasionando infartos, derrames e até mesmo morte súbita.”


O estudo da USP ainda alerta que o inverso também pode acontecer, com pessoas que tiveram um infarto se mostrando mais suscetíveis a um AVC.

 

Para chegar a essas conclusões, a pesquisa avaliou o escore de cálcio de 120 pacientes, o que possibilitou identificar o risco de doenças a partir da visualização do interior das artérias”, diz Dr. Yuri.


Entre os grupos de risco mais afetados por esses problemas estão as pessoas que possuem pressão alta, colesterol elevado, diabetes e idosos, mas especialmente aqueles que também têm um histórico de algum evento do tipo no passado.


“Dessa forma, a melhor maneira de impedir o surgimento ou complicações dessas doenças continua sendo a realização regular de exames cardiológicos, a manutenção de um estilo de vida saudável, evitando o tabagismo e o consumo excessivo de álcool, além de manter uma prática constante de atividades físicas”, orienta o cardiologista.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90