Araraquara Agora Publicidade 728x90
17/12/2021 às 15h22min - Atualizada em 17/12/2021 às 15h22min

Novos vereadores tomam posse hoje em Boa Esperança do Sul

Novos eleitos ocupam cadeiras na Câmara após cassação de quatro mandatos

Por Rian Fernandes
Os vereadores eleitos após a cassação de quatro mandatos tomam posse na Câmara de Boa Esperança do Sul nesta sexta-feira (17). Doradinho (DEM), Maurício da Bebel (Cidadania), Profª Cris Thomazini (MDB) e Vanderlei Turmeiro (Solidariedade) serão os novos ocupantes da Casa de Leis. 

Os quatro vereadores já constam no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) como candidatos eleitos. A informação da posse dos novos parlamentares foi confirmada pela própria Câmara Municipal. A cerimônia está marcada para acontecer às 20h. 



A cassação 

Todos os candidatos que participaram das eleições de 2020 pelo Progressistas (PP) em Boa Esperança do Sul foram cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo. Entre eles, estão quatro vereadores que ocupam a Câmara Municipal. 

O julgamento aconteceu no dia 30 de novembro e o TRE deu provimento ao recurso para julgar procedente a ação do processo de percentual de gênero e candidatura fictícia, cassando as candidaturas de Maria Cristina Lopes dos Santos, Edson Rios, Narciso de Sousa Filho, Juraci Aparecido Covo, Fernando dos Santos Gica, Luiz Benedito Mascoti, Murilo Schmidtt, Marcio Benedito dos Santos, Jorge Eduardo Laureano, Jose Rodrigo da Silva Dias, Josefina De Bello, Neusa Alves Dos Anjos Barra e Cristiane Luzia Pereira da Costa Lobo, todos do Progressistas (PP).

O processo foi feito por candidatas de oposição, Cristiana Aparecida Thomazini (MDB) e Edilmeia Lellis Henrique (MDB), após uma postagem da candidata de Maria Cristina Lopes dos Santos (PP) nas redes sociais dizendo que entrou nas eleições apenas para ajudar. A mesma candidata obteve somente um voto no pleito. 

Vereadores cassados

Entre os nomes dos envolvidos no processo e que tiveram os diplomas cassados, estão quatro vereadores: Edson Rios (Som da Auto Elétrica), Fernando dos Santos Gica (Fernando Gica), Juraci Aparecido Covo (Jora Covo) e Narciso de Sousa Filho (Narciso de Sousa). Todos compõem a base do Progressistas na Câmara. 

O Portal Araraquara Agora chegou a tentar contato com o advogado de defesa dos vereadores para buscar mais esclarecimento e entendimento sobre a situação, no entanto, nossa equipe não obteve retorno. Apesar disso, vale lembrar que durante o processo a defesa negou as acusações e a existência de uma candidatura fictícia. 

Além da cassação do diploma, o TRE também declarou a inelegibilidade de Maria Cristina Lopes dos Santos para os 08 (oito) anos subsequentes à eleição municipal de 2020. 

Cota de gênero nas eleições

A legislação que determina regras para as eleições estabelece que partidos ou coligações deverão preencher suas vagas de candidatura com “o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo”.

Conforme o entendimento e julgamento do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, ficou comprovado que uma candidata participou das eleições pelo Progressistas apenas para preencher a cota de gênero pela legislação, tendo uma candidatura fictícia. 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90