Araraquara Agora Publicidade 728x90
20/12/2021 às 11h45min - Atualizada em 20/12/2021 às 11h45min

Veja quais foram os nomes mais registrados em Araraquara no ano de 2021

Cartórios de Araraquara divulgam a lista dos nomes mais registrados na cidade

Helena, com 46 registros, e Alice, com 37, foram os nomes mais escolhidos pelos araraquarenses para registro de nascimento de seus filhos em 2021. Já Gael foi o nome masculino mais escolhido pelos pais no último ano. O ranking geral dos nomes mais escolhidos no ano mostra a preferência por nomes simples, curtos em uma tendência observada pelos Cartórios de Registro Civil de Araraquara responsáveis por registrar os nascimentos dos mais de 2,5 mil de recém-nascidos neste ano

A lista de nomes masculinos, liderada por Gael (33), tem na sequência, Heitor (32), Theo (31) e Miguel (31). Já na escolha dos nomes femininos, além de Helena em primeiro lugar (46), estão Alice (37), Manuela (22) e Laura (21). Veja a lista completa no final do texto.

Os dados completos catalogados pelos Cartórios de Araraquara integram o Portal da Transparência do Registro Civil (https://transparencia.registrocivil.org.br/inicio), administrado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), que reúne a base de dados de nascimentos, casamentos e óbitos registrados pelas unidades presentes em todas as cidades brasileiras. Na plataforma é possível realizar buscas ano a ano em todo o território nacional, em regiões, estados e municípios, possibilitando ainda recortes por nomes simples e compostos.

"Com o ranking dos nomes mais registrados no ano em São Paulo podemos visualizar a preferência da população paulista com relação à alcunha das crianças. Essa maior escolha por nomes bíblicos pode ser explicado pela situação que vivemos recentemente, com as pessoas procurando uma maior proximidade com a fé", explicou Luiz Carlos Vendramin Jr., presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP).

Mudança de nome

Apesar do nome ser regido pela regra da imutabilidade, ou seja, deve se manter inalterado para segurança das relações jurídicas, existem exceções em lei onde a alteração é possível. Ela pode ser feita em Cartório, até um ano após completar a maioridade -- entre 18 e 19 anos -- sem qualquer motivação -, desde que não prejudique os sobrenomes de família. Também é possível a correção de nome quando for comprovado erro evidente de grafia no registro.

No caso de pessoas transexuais, a mudança do nome pode ser feita em Cartório, sem a necessidade de prévia autorização judicial, apenas com a confirmação de vontade do indivíduo. As demais alterações, como exposição do nome ao ridículo ou proteção a testemunhas só podem ser feitas por meio de processo judicial.

Já a inclusão do sobrenome, pode ocorrer nos casamentos, nos atos de reconhecimento de paternidade e maternidade - biológica ou socioafetiva -, e nos casos em que os pais de filhos menores constatam, em conjunto, que o registro original não reflete todas as linhagens familiares. Já a retirada ou alteração do sobrenome pode ser solicitada pela pessoa viúva, mediante a apresentação da certidão de óbito do cônjuge.

RANKING DE NOMES MAIS REGISTRADOS EM ARARAQUARA EM 2021

10 NOMES MAIS FREQUENTES

 

HELENA

46

ALICE

37

GAEL

33

HEITOR

32

THEO

31

MIGUEL

31

BENÍCIO

29

DAVI

28

ARTHUR

27

MANUELA

22

10 NOMES MASCULINOS MAIS FREQUENTES

GAEL

33

HEITOR

32

THEO

31

MIGUEL

31

BENÍCIO

29

DAVI

28

ARTHUR

27

GABRIEL

21

BERNARDO

20

NOAH

20

10 NOMES FEMININOS MAIS FREQUENTES

 

HELENA

46

ALICE

37

MANUELA

22

LAURA

21

CECÍLIA

20

HELOÍSA

20

MAITE

20

VALENTINA

20

MARIA ALICE

17

LORENA

17

Sobre a Arpen/SPC

Fundada em fevereiro de 1994, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (ArpenSP) representa os 836 cartórios de registro civil, que atendem a população em todos os 645 municípios do estado, além de estarem presentes em outros 169 distritos e subdistritos, realizando os principais atos da vida civil de uma pessoa: o registro de nascimento, casamento e óbito.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90