03/01/2022 às 15h49min - Atualizada em 03/01/2022 às 15h49min

É oficial: Araraquara lança aplicativo próprio de transporte urbano

Aplicativo é oferecido por uma Cooperativa e chega para beneficiar motoristas e passageiros

Aplicativo de transporte urbano é lançado em Araraquara - Foto: Tetê Viviani/Prefeitura de Araraquara
Araraquara passou a contar com seu próprio aplicativo de transporte privado urbano. Trata-se do Bibi Mob, que foi lançado oficialmente nesta segunda-feira (3) e oferece um serviço parecido com as plataformas que funcionam atualmente, permitindo a busca por motoristas baseada na localização e oferecendo um serviço semelhante ao tradicional táxi.

O Bibi Mob é oferecido pela Cooperativa de Transporte de Araraquara, a Coomappa, que tem como propósito facilitar o trabalho dos motoristas, que sofrem diariamente com uma série de obstáculos encontrados no exercício da função. O aplicativo está disponível gratuitamente na Play Store e iOS.


Kátia Cristina Anello, presidente da Coomappa, explica que houve uma grande procura nas primeiras horas do dia. "Tivemos uma instabilidade hoje no lançamento, o que já era de se esperar. Conforme se acumulou uma grande quantidade de motoristas e passageiros ao mesmo tempo, gerou essa instabilidade, mas já estamos passando pelas correções e o suporte está a todo vapor corrigindo os erros e bugs que deram", avaliou.

Ela assegura que o Bibi Mob tem tudo para atrair cada vez mais pessoas na cidade. "Tivemos uma grande quantidade de motoristas que fizeram a adesão e estamos crescendo e foi até surpreendente a quantidade de pessoas que aderiram. Só temos gratidão e com certeza o aplicativo vai ser um sucesso", concluiu.

Vale destacar que a Coomappa teve início após diversas reuniões entre motoristas de aplicativos de Araraquara, que se juntaram para buscar alternativas para os problemas enfrentados pelo setor, entre eles a falta de reajuste no repasse das grandes plataformas. A cooperativa foi instituída em março de 2021 com 28 motoristas e desde então não parou de crescer.

Entre as metas estipuladas estavam a implantação de pontos de desembarque de passageiros em ruas de grande movimento, locais para alimentação e uso de sanitários para os motoristas e também a criação do aplicativo que gerasse um retorno maior aos motoristas e uma economia maior aos passageiros.

Com esse objetivo alcançado, o Bibi Mob descontará apenas uma porcentagem em torno de 5 a 7% do valor da corrida para manutenção do software, da plataforma, ou seja, aproximadamente 95% da corrida vai ficar para o motorista. A cooperativa tem ainda diversas parcerias, com descontos em serviços que o motorista utiliza no dia a dia, como consertos de pneus, autocenter, lava-rápido e guincho.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »