Araraquara Agora Publicidade 1200x90
Araraquara Agora Publicidade 728x90
05/01/2022 às 12h47min - Atualizada em 05/01/2022 às 12h47min

Governo Doria diz que está pronto para vacinar crianças de SP contra a Covid-19

Estado já distribui seringas, agulhas e carteiras de vacinação, mas depende do Governo Federal

Por Rian Fernandes
Governador João Doria durante coletiva de imprensa - Reprodução/Governo do Estado de São Paulo
O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (5) que já tem definido e pronto o plano de vacinação para as crianças paulistas da faixa etária de 5 a 12 anos. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes. Apesar de pronto para vacinar, o governo estadual ainda aguarda por envio de vacinas por parte do Governo Federal. 

Segundo o governador do Estado de São Paulo, João Doria, a previsão é que sejam vacinadas 250 mil crianças paulistas por dia.  A expectativa é que toda a imunização com a primeira dose do público infantil seja feita dentro do período de 3 semanas, a partir do recebimento de doses. De acordo com o Governo do Estado de São Paulo, a logística foi planejada e está preparada para começar a imunização imediamente.

Porém, João Doria destacou que a vacinação nas crianças começará desde que o Ministério da Saúde envie as vacinas para aplicação ou que autorize o governo estadual a comprar imunizante da Pfizer. Ao falar da não imunização de crianças mesmo com a aprovação da Anvisa, o governador criticou o Governo Federal. "Isto reflete o nível de indiferença do Governo Federal com referência à vida, à existência, à saúde e, neste caso, ainda mais revoltante por se tratarem de crianças". 

Além disso, Doria também mencionou que aguarda pela aprovação da Anvisa para usar doses da Coronavac. "Aguardamos a decisão da Anvisa com vistas à deliberação para uso emergencial da Coronavac para a imunização de crianças, o que permitiria a vacinação de 12 milhões de crianças e permitiria que crianças de outros estados recebessem a vacina". 

Também conforme informado, junto com uma parceria entre as secretarias de Educação e Saúde e os municípios, será possível a vacinação de crianças diretamente nas escolas públicas estaduais. "Temos a vacina infantil contra a Covid-19 aprovada há quase 1 mês pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e não temos a vacina. É entristecedor e eu diria até revoltante", disse João Doria. 

Governo Doria diz que está pronto para vacinar

O Governo de João Doria disse que está pronto para iniciar a vacinação de crianças, com uma estrutura que conta com 4,5 milhões de seringas e agulhas de 1mL em distribuição aos municípios e mais 4,5 milhões sendo adquiridas. 

Além disso, carteirinhas de vacinação também já estão sendo distribuídas aos municípios, com a mesma quantidade de 4,5 milhões. São 5,2 mil postos de vacinação pelas cidades paulistas, além da disponibilidade de escolas estaduais para a imunização. 

O público alvo é de 4,3 milhões de crianças de 5 a 11 anos. Do total, 850 mil são portadoras de comorbidades, deficiência, indígenas e quilombolas, que serão priorizadas. 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90