Araraquara Agora Publicidade 1200x90
Araraquara Agora Publicidade 728x90
05/01/2022 às 18h26min - Atualizada em 05/01/2022 às 18h26min

UPA da Vila tem dia de lotação e pessoas esperam até mesmo na calçada

Araraquara bateu recorde de contaminação pela Covid-19 nas últimas horas e a procura por atendimento continua grande

A UPA da Vila Xavier continua registrando filas de pacientes, que aguardam horas por atendimento. O espaço destinado para a triagem de pacientes com sintomas da doença teve até mesmo pessoas aguardando na calçada nesta quarta-feira (5). 

A lotação de pessoas pelo local acontece mesmo depois que a prefeitura de Araraquara anunciou algumas medidas que ampliou atendimentos e testagens em outras unidades de saúde. Vale lembrar que pela manhã a testagem de moradores voltou a ser realizada também na Praça Santa Cruz, com 150 senhas diárias. Apesar disso, todas as fichas acabaram se esgotando em questão de minutos. 

Com a explosão de casos da Covid-19 em questão de dias e o aumento de pacientes nas unidades de atendimento, a Saúde de Araraquara deve fazer uma nova reunião. A informação foi confirmada pela própria secretária de Saúde, Eliana Honain, ao portal Araraquara Agora. Assim, espera-se que novas alternativas de atendimento Covid para a população sejam anunciadas. 

E não o Sistema Único de Saúde (SUS) que tem registrado um aumento na procura por atendimento. Os pacientes da rede particular também reclamam de longas filas, falta de informação e demora. Nesta quarta-feira (05) voltou a operar o Centro Epidemiológico, da Unimed, no antigo Hospital Canasol, no Jardim Higienópolis. Divulgado pelo plano de saúde como reforço no atendimento, em quase nada mudou o drama de quem busca por socorro diante dos sintomas de coronavírus ou do vírus influenza. A espera foi tão longa quanto as registradas nos dias anteriores, no pronto atendimento do Hospital São Paulo.

Com a grande quantidade de pessoas que procuram a UPA da Vila Xavier, vale a atenção para outros espaços e unidades de saúde que também fazem o atendimento e testagem para a Covid-19 em Araraquara. 

Onde procurar atendimento?

Uma orientação, segundo a secretária, é procurar o Terminal Central de Integração (TCI), local onde permanece a realização dos exames (assintomáticos). O horário de atendimento é das 13 às 17h30, também com 150 senhas diárias.

Outra opção é buscar os Postos de Saúde que estenderam os horários de atendimento e testagem, 17h às 20h. São eles:

  • Posto de Saúde do CECAP Avenida Major Antônio A. Biavatti, 347

  • Posto de Saúde do Selmi Dei I Rua José de Freitas Madeira, 49

  • Posto de Saúde do Jardim Paulistano Avenida Jorge Haddad, 334

  • Posto de Saúde do Santa Angelina Rua Habbib Khodor, 560

Vale lembrar que todos os dias, 24h, o Polo de atendimento e triagem da UPA da Vila Xavier realiza atendimento médico e realização de exames para sintomáticos, porém para pacientes acima dos 12 anos. O atendimento de crianças com idade até 12 anos com síndrome gripal, durante 24 horas, todos os dias é na UPA Central. 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90