Araraquara Agora Publicidade 728x90
20/05/2020 às 15h40min - Atualizada em 20/05/2020 às 17h29min

Universitários se unem para ajudar pequenas empresas a enfrentar crise do coronavírus

Uma campanha organizada pela Federação de Empresas Juniores do Estado de São Paulo (FEJESP) irá custear consultorias para os Micro e Pequenas Empresas (MPEs) do estado através de doações. A ideia é arrecadar 240 mil reais por meio de financiamento coletivo e organizar diversas consultorias gratuitas prestadas por empresas juniores (EJs). Com isso o Transforme SP pretende ajudar pequenos negócios a enfrentar as consequências econômicas do coronavírus e investir em educação empreendedora.

Através da plataforma do Transfome SP os interessados podem doar ou inscrever sua micro ou pequena empresa para receber uma consultoria gratuita. A FEJESP e quatro núcleos regionais de empresas juniores vão possibilitar a conexão desses MPEs com as empresas juniores que irão prestar consultorias em áreas como marketing, gestão empresarial e financeira.

Em Araraquara o MEJ também está presente e atende micro e pequenas empresas, um exemplo é a Química Jr, empresa júnior do curso de química da UNESP de Araraquara que está participando do projeto. Inclusive a Química Jr tem boas experiências atendendo MPEs, um de seus clientes foi o restaurante Quintal do Carmo localizado também na cidade de Araraquara.

Os universitários produziram um mapa de risco do estabelecimento, identificando todos os possíveis riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes no geral para os colaboradores. Garantindo um ambiente de trabalho mais seguro, conscientizando os funcionários dos riscos aos quais estão expostos e aconselhando como se precaver.

Arthur Hansen, estudante de Engenharia Química da Unesp de Araraquara e membro da Química Jr. participou em todas as etapas do projeto, ele nos conta um pouco de como foi a experiência: “O legal foi que os funcionários acabaram percebendo realmente a importância e o porquê do mapa de risco, porque não foi unicamente apresentado os riscos que eles estão expostos no dia a dia, mas também como evitá-los, foram passadas várias dicas”.

O intuito do Transforme SP é contar mais histórias como a da Química Jr e do Quintal do Carmo por todo o estado de São Paulo. A primeira consultoria está sendo já está sendo realizada por uma empresa júnior de marketing para uma microempresa do ramo alimentício de Campinas e logo o projeto vai atingir outras cidades.

Empresas juniores como a Química Jr e a Marketing Jr USP são empresas sem fins lucrativos que oferecem serviços e consultorias como empresas comuns do mercado, geralmente por preços 35% abaixo do mercado. Além disso, são completamente geridas por alunos da graduação com respaldo de professores da universidade. O MEJ brasileiro tem o objetivo de fazer o Brasil um país mais empreendedor.

Para se doar, se inscrever como MPE para receber uma consultoria gratuita ou saber mais informações sobre o projeto, como doar e também como ser uma MPE auxiliada pelas empresas juniores neste momento, entre em https://fejesp.org.br/transformesp/, ou entre em contato com [email protected].


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90