Araraquara Agora Publicidade 1200x90
Araraquara Agora Publicidade 728x90
12/01/2022 às 15h27min - Atualizada em 12/01/2022 às 15h27min

Com filas de pessoas, UPA da Vila fez mais de 3 mil atendimentos em uma semana

Foram mais de 10 mil testes e exames aplicados pela cidade

Um total de 3.465 atendimentos foram realizados na UPA da Vila Xavier na última semana. A quantidade foi confirmada por meio de uma divulgação de dados feita nesta quarta-feira (12), pela prefeitura de Araraquara. Com o crescimento de casos da Covid-19 em Araraquara, a unidade tem registrado filas de pessoas aguardando pela triagem e até mesmo reclamações pela demora. 

Toda quarta-feira a prefeitura de Araraquara faz um balanço da quantidade de atendimentos e testes realizados desde o início da pandemia. Na UPA da Vila Xavier o total de atendimentos passou de 114.875 (divulgação feita no dia 5 de janeiro) para 118.340 (divulgação feita hoje). Com isso, é possível notar novas 3.465 triagens pelo local. 

A demanda de pacientes que procuram a unidade da Vila Xavier aumentou e a fila de pessoas já foi assunto na cidade. Reclamações por conta da demora no atendimento então, se tornou comum. Sobre o caso, o próprio prefeito Edinho Silva já chegou a comentar que "tá demorando [o atendimento] porque, como nós haviamos recuado na contaminação, o Brasil inteiro diminuiu a sua estrutura da pandemia porque ela estava sob controle". Com isso, ele já chegou a pedir respeito aos profissionais de Saúde de Araraquara, visto que muitos deixam a oportunidade de ir para casa de lado para atender um horário e até dobrar. 

Um aumento da demanda também pôde ser observado em outras unidades e espaços da cidade que também aplicam testes. Na última semana, por exemplo, foram mais 9.506 testes antígenos contra a Covid-19 aplicados em unidades de saúde de Araraquara, no Terminal Central de Integração e na Praça Santa Cruz, além da UPA. Desde o início da pandemia foram 90.782 testes antígenos realizados. 

Em meio ao crescimento de casos da Covid-19, Araraquara registrou também mais 475 atendimentos em ligações do Disque Saúde, 1.016 exames para detecção da Covid-19 realizados junto à Unesp e 164 testes capilares. 

E justamente para tentar desafogar a UPA da Vila Xavier, o Hospital de Campanha foi reaberto em Araraquara como um centro de testagem contra a Covid-19, com capacidade de milhares de testes diariamente. No entanto, vale lembrar que o local também tem registrado filas de pessoas.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90