18/08/2022 às 10h20min - Atualizada em 18/08/2022 às 10h20min

Veja como será o Desfile Cívico de aniversário de Araraquara

Volta do desfile presencial é aguardada; confira a programação

Arquivo Desfile 2019/ Prefeitura

Leia Ainda:
Food trucks, shows, feira e oficina agitam a Praça do Daae no fim de semana.
Veja atrações do show de aniversário de Araraquara.





A volta do desfile cívico presencial em Araraquara tem gerado muitas expectativas para o araraquarense. A ação já é muito aguardada pela população e pelas equipes da Educação e das escolas. Os detalhes e preparativos do evento foram divulgados nesta quarta-feira (17) no “Canal Direto com a Prefeitura”, no Facebook.


Estiveram no programa, a coordenadora executiva de Políticas Educacionais, Márcia Maria da Costa, e a gerente para as Ações de Proteção contra Doenças Endêmicas do Ambiente Escolar da Educação Infantil, Silvia Elaine Gonçalves Theodoro.


O Desfile Cívico abre a programação no dia do aniversário da cidade e tem o tema “22 de agosto comemora a Semana de 22: celebrando a vida com educação e cultura”.

 

O trecho percorrido pelo desfile será entre a rotatória da antiga CTA (próximo à Praça do Daae) e a rotatória do Monumento do Soldado Constitucionalista (cruzamento com a Alameda Rogério Pinto Ferraz).


Serão cerca de 3.500 pessoas desfilando, entre alunos de escolas municipais e estaduais, programas municipais, entidades e instituições, bandas, grupos de escoteiros, polícias, grupos de carros antigos, entre outros.


 

Todo mundo fica ansioso, porque é um evento de grande porte. No entanto, neste ano, a ansiedade é muito maior, por conta desses dois anos em que ficamos sem realizá-lo. Mas as escolas estão se dedicando muito, preparando uma festa merecida. Esse momento merece. Vai ter muita música, criatividade, uma manhã de diversão para a família de Araraquara. A gente conta com todo mundo ocupando novamente a Avenida Bento de Abreu no dia 22”, afirmou Márcia Costa.



A coordenadora ainda lembrou que a secretaria organizou um desfile virtual durante a pandemia, como forma de não deixar a data ‘passar em branco’.

 

Finalmente, após dois longos anos, a gente pode retornar com o desfile presencial, com todos os cuidados que a pandemia nos impõe. A pandemia trouxe uma infinidade de necessidades de adequações, e não foi diferente com o desfile"
 


"A Secretaria da Educação buscou manter a rotina, seu cronograma, seu calendário, manter as festividades, porque era algo que a gente precisava para sobreviver a aquele duro momento. Naquele momento, a gente realizou o desfile virtual, com as escolas produzindo audiovisuais que foram transmitidos pelos canais da Prefeitura no dia e horário do desfile. A gente conseguiu manter esse calendário comemorativo. Foi muito interessante, pois contou com o engajamento das equipes escolares, participação das famílias, mas a gente está mesmo é com saudade do desfile presencial”, confessou Márcia.



O Desfile Cívico abordará o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. O evento foi realizado entre 13 e 18 de fevereiro de 1922, no Theatro Municipal de São Paulo, e é considerado um marco no Modernismo brasileiro, reunindo artistas de diversas áreas: pintura, escultura, arquitetura, música, dança e literatura.


 

“É um tema importante e relevante para a história, a cultura e as artes do Brasil que é a Semana de 1922. Um dos ícones dessa semana [Mário de Andrade] tem história sólida com a nossa cidade. E as escolas vão tratar disso. Todos os demais convidados também trarão abordagem sobre a temática”, disse Márcia Costa. Mário de Andrade estava em Araraquara, na Chácara Sapucaia, quando fez o manuscrito da obra “Macunaíma”, em 1926 – o romance modernista traz uma visão crítica da identidade do povo brasileiro.

 

 

Anota Aí:



Desfile Cívico – Tema: “22 de agosto comemora a Semana de 22: celebrando a vida com educação e cultura”

Horário: 08 horas

Onde: Avenida Bento de Abreu

Entrada gratuita





Fonte: Prefeitura Araraquara


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »