Araraquara Agora Publicidade 1200x90
Araraquara Agora Publicidade 728x90
22/09/2022 às 11h41min - Atualizada em 22/09/2022 às 11h41min

Dia Mundial de Combate ao Estresse é alerta para consequências que afetam a boa saúde do coração

Cardiologista Dr. Yuri Brasil orienta sobre a importância de bons hábitos para preservar a qualidade de vida

Imagem Ilustrativa: ggointstudio/ Freepik

Leia Também:
Cão é enterrado vivo em Araraquara; animal foi resgatado desnutrido e anêmico.
Araraquara anuncia 4ª dose para pessoas de 25 anos ou mais contra a Covid-19.




Com o objetivo de alertar a população sobre os hábitos que podem gerar estresse e os riscos que este sintoma representa para o organismo, o Dia Mundial de Combate ao Estresse ocorre anualmente em 23 de setembro.
 

Segundo o cardiologista Yuri Brasil, embora trate-se de uma reação natural do corpo humano, ainda é preciso cautela, pois suas consequências podem afetar a qualidade de vida e a boa saúde de órgãos como o coração.

 

“Quando exposta a situações de estresse, a defesa do organismo consequentemente libera hormônios como a adrenalina e a noradrenalina, que causam uma redução do calibre de vasos sanguíneos, espasmos das artérias coronárias, aumento da pressão e da frequência cardíaca. Todo esse processo é perigoso para o coração e gera inclusive risco de vida, pois aumenta as chances de infarto”, diz Dr. Yuri.


Entre os principais sintomas do estresse estão as dores de cabeça, desordens do sono, dificuldade de concentração, temperamento explosivo, alterações estomacais, insatisfação com o cotidiano, ganhou ou perda de peso, pressão alta, diminuição da libido, depressão e ansiedade.

“Logo, é imprescindível que se evite ao máximo situações de estresse, mas caso não seja possível, a indicação é mudar alguns hábitos de vida a fim de suavizar os sintomas provocados por esse problema. Uma boa alimentação e rotina de exercícios físicos são atitudes que fortalecem o sistema imunológico e melhoram a disposição do indivíduo para os desafios do dia a dia”, orienta o cardiologista.


Outra dica crucial para preservar a boa saúde do corpo humano, principalmente do coração, são as boas noites do sono, que diminuem o cansaço e também aumentam a disposição para trabalhar. “Um sono adequado, ou seja, que forneça entre 7 e 8 horas de repouso diário, auxilia não apenas a suportar melhor o estresse, mas melhora aspectos de memória e raciocínio.”



Diante desse cenário, é importante que se encontre formas de lidar com o estresse, procurando entender por quais motivos ele existe e que consequências têm provocado no organismo.

 

Portanto, o auxílio de um profissional muitas vezes pode ser fundamental para que o estresse permaneça distante, ou ao menos controlado, e não afete a sua qualidade de vida”, orienta Dr. Yuri Brasil.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90