22/09/2022 às 14h08min - Atualizada em 22/09/2022 às 14h08min

Artesp recebeu apenas uma reclamação contra empresa da linha Araraquara x BES

Usuários reclamam nas redes mas não formalizam reclamação na Artesp

Redes sociais

A Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) se posicionou sobre as contestações contra a Viação Adamatina no trecho que faz a linha entre as cidades de Araraquara x Boa Esperança do Sul. Apesar dos protestos nas redes, usuários não formalizam reclamações na agência. 

O portal Araraquara Agora procurou a Artesp por conta das recentes reclamações contra a empresa que faz a linha no trecho mencionado, por conta da manutenção de veículos, falta de horários e alteração na operação, inclusive sobre o caso do dia 1 de setembro. 

O acontecido em 1 de setembro

No dia 1 de setembro, o ônibus que fazia o transporte quebrou na beira da rodovia SP-255. Muitas pessoas reclamaram da situação e passageiros relataram nas redes sociais que ficaram sem socorro. "Ônibus das 6:10  de Boa Esperança para Araraquara quebrado e com a informação que não tem um socorro", disse uma passageira em uma postagem nas redes sociais com foto do ônibus quebrado.

Na mesma data, uma outra pessoa publicou um relato sobre o caso: "Hoje o ônibus que faz horário das 6:10 da manhã pegou fogo com os passageiros dentro,além de estarem viajando com uma condução que provavelmente não deve estar com a manutenção em dia, ainda por cima negaram socorro, dizendo que não tinha outro ônibus para fazer a linha! Mais a passagem foi paga né empresa Adamantina, o dinheiro vocês quiseram né, sem contar que agora no horário das 17:30 também não teve ônibus para o pessoal voltar do serviço! Resumindo tiveram que se virar e pagar uber pra voltar embora gastando o que não tem!".

Além de ter quebrado, no horário das 17h30, que a empresa é responsável pela linha Araraquara x Boa Esperança do Sul, os moradores teriam sido buscados por um ônibus da Prefeitura de Boa Esperança do Sul na falta de um veículo da Adamantina para o transporte.
Na época, uma reportagem chegou a ser publicada. Outros relatos e reclamações quanto ao transporte oferecido também foram identificados nas redes. 

O que diz a Artesp sobre o caso? 

Conforme o posicionamento enviado pela Artesp à equipe de jornalismo do portal Araraquara Agora, é possível concluir que as reclamações estão sendo realizadas somente nas redes sociais e não estão sendo formalizadas na agência, para possíveis medidas cabívies. 

De acordo com a Artesp, "no segundo semestre de 2022 foram aplicadas oito multas à VAT - Viação Adamantina, responsável pelo serviço de transporte intermunicipal na linha que atende o trecho entre Araraquara e Boa Esperança do Sul. Entre as autuações estão a redução do número de viagens, alteração de esquema operacional e ausência de lacres na alavanca de uma das saídas de emergência do veículo". 

Apesar disso, a Artesp destacou ter recebido somente uma reclamação neste ano quanto ao atendimento no trecho. "A Ouvidoria da ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo – recebeu este ano apenas uma reclamação sobre o atendimento no trecho entre Araraquara e Boa Esperança do Sul".

Como formalizar uma reclamação? 

A Artesp também esclareceu que para formalizar uma reclamação, o usuário que constatar alguma irregularidade no transporte intermunicipal pode encaminhar os relatos à Ouvidoria da Agência pelo 0800 727 83 77 ou [email protected], para que a agência tome as medidas cabíveis.

O outro lado

Vale ressaltar que o Portal Araraquara Agora já tentou contato com a Viação Adamantina pela rede social da empresa e também pelo contato de telefone disponibilizado, no entanto, não obteve sucesso. A empresa tem todo o espaço para se posicionar e, caso faça, a matéria será atualizada. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »