Araraquara Agora Publicidade 728x90
23/09/2022 às 10h35min - Atualizada em 23/09/2022 às 10h35min

Dia Mundial de Combate ao Estresse: sintoma pode influenciar na fertilidade

Especialista orienta como contornar esse problema e a importância em cuidar de aspectos emocionais enquanto se tenta engravidar

Imagem/ Pixabay

Leia Também:
Dia Mundial de Combate ao Estresse é alerta para consequências que afetam a boa saúde do coração.



Condições de infertilidade, sejam elas passageiras ou permanentes, são fatores que acarretam um processo doloroso e frustrante para quem deseja gerar um bebê. Pensando nisso, o Dia Mundial de Combate ao Estresse, hoje (23), busca orientar sobre a importância em cuidar de aspectos emocionais, especialmente nos períodos da vida em que possa haver mais perturbações que afetem o correto funcionamento do organismo.



Segundo a ginecologista e obstetra Tatiana Provasi Marchesi, o cortisol, conhecido como hormônio do estresse, geralmente é encontrando em níveis mais altos em casais com problemas para engravidar. “Isto explica por que algumas pessoas com investigação de infertilidade completa, e normal, ainda assim não conseguem gerar filhos.”



A especialista explica que, nos homens, o estresse provocado por situações do cotidiano ou, inclusive, por conta do próprio tratamento para ter filhos, pode gerar uma redução da quantidade de esperma e volume do sêmen.

 

Já as mulheres inférteis são mais vulneráveis ao estresse e, quanto mais estressadas ela se encontrarem, menores são as chances de ovulação, condição que dificulta ainda mais o tratamento de fertilidade.
 


 

Como contornar o problema
 

Cuidar de aspectos emocionais, portanto, é tão importante quanto o acompanhamento ginecológico na vida dos casais que tentam engravidar, pois o estresse, a longo prazo, gera inúmeras consequências metabólicas e hormonais no corpo humano, alterando e prejudicando os óvulos e espermatozoides.

 

“O gerenciamento das emoções e o uso de ferramentas de autoconhecimento fazem toda a diferença. Psicoterapia, meditação, acupuntura e a prática regular de exercícios físicos, além de uma alimentação saudável e boas noites de sono são alguns hábitos que promovem um bem-estar físico e emocional. Lembrando que pessoas com estilos de vida pouco saudáveis são mais suscetíveis ao estresse e suas consequências”, diz Dra. Tatiana.


Dessa forma, o acompanhamento psicológico é tão fundamental quanto os tratamentos junto a ginecologistas ou endocrinologistas, já que possíveis abalos mentais podem ser a raiz do problema, além de serem tão prejudiciais quanto desordens hormonais.

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90