Araraquara Agora Publicidade 728x90
25/10/2022 às 09h26min - Atualizada em 25/10/2022 às 09h26min

Dia Nacional da Saúde Bucal: implantes dentários melhoram a percepção dos alimentos e previnem problemas gastrointestinais

Especialista destaca como os benefícios do procedimento vão além dos aspectos estéticos

Ilustração/ Pixabay

Leia Também:
Projeto aprovado pelo Senado obriga planos de saúde a cobrirem tratamentos fora do rol da ANS.
Outubro + que rosa: mulher deve manter cuidado permanente com a saúde.




Instituído pela Lei nº 10.465/2.002, o Dia Nacional da Saúde Bucal, celebrado em 25 de outubro, tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância em manter a higiene e o bem-estar da boca. Segundo o especialista em implantodontia Dr. Bruno Segnini, possuir todos os dentes – com uma adequada mastigação – também é um aspecto imprescindível desses cuidados, que em alguns casos, só podem ser alcançados pela colocação de implantes dentários.
 

“A falta de todos ou mesmo de determinados dentes, seja pelo envelhecimento, fratura ou fatores adversos, não causa apenas danos estéticos, mas também machucados na gengiva, perda óssea e uma movimentação dos dentes próximos ao dente perdido, afetando a arcada dentária”, alerta o especialista.


A boca é a maior cavidade do corpo humano a ter contato direto com o meio ambiente, além de ser a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde. Suas funções repercutem em todo o organismo, exercendo papel fundamental na fala, mastigação e respiração.


Um fator que favorece na maior percepção dos sabores, em ossos mais saudáveis, em uma mastigação correta e no melhor funcionamento do organismo, já que a partir do momento em que os alimentos são corretamente triturados, se evita problemas gastrointestinais e digestivos.”


Dr. Bruno destaca que os implantes fornecem mais qualidade de vida a um indivíduo, além de auxiliar com uma higiene bucal adequada, que deve ser constantemente estimulada, pois diminui o risco de problemas como cárie, aftas, mal hálito, gengivite, placa bacteriana e o tártaro.

 

Já as doenças que afetam a boca têm relação direta com o fumo, o consumo de álcool e a má alimentação, portanto, estes hábitos também devem ser evitados.”


Diante desse cenário, Segnini ainda reforça ser imprescindível que todas as pessoas, independentemente da idade, mantenham consultas regulares ao dentista, a fim de manter uma higiene profunda em dia, mas também para identificar possíveis problemas de forma precoce, facilitando o tratamento e a cura.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90