Araraquara Agora Publicidade 1200x90
Araraquara Agora Publicidade 728x90
12/01/2023 às 11h11min - Atualizada em 12/01/2023 às 11h11min

Entenda a importância de hábitos alimentares saudáveis para a preservação da saúde dos rins

Nefrologista ressalta a necessidade de uma dieta de alimentação balanceada para se prevenir contra a doença renal

Ilustração/ Freepik

Leia Ainda:
É Fake: notícia de ponte que liga o Santana ao Universal está em risco é mentira.





O bom funcionamento do corpo depende de uma variada combinação de fatores, como a prática regular de atividades físicas, boa hidratação, prevenção do estresse e principalmente a alimentação. Segundo o nefrologista Henrique Carrascossi, quando o assunto é especificamente sobre a preservação e adequada manutenção da saúde dos rins, a construção de bons hábitos alimentares é indispensável.
 


 

“Embora a adoção de novas práticas ou mesmo uma nova dieta geralmente evoquem a ideia de diversas restrições, essa mudança de estilo de vida não precisa ser negativa ou radical. Uma dieta balanceada pode ser criada com objetivo diferente ao de perder peso, como por exemplo, para prevenir doenças cardíacas, derrames e problemas renais”, comenta Carrascossi.




O especialista explica que os rins são órgãos muito complexos e sensíveis a qualquer mudança na estrutura química do sangue, ou seja, o estilo de vida sempre irá influenciar significativamente toda a sua funcionalidade. “Assim, quando o ponto de atenção é a progressão da doença renal é preciso entender que se trata de um processo geralmente silencioso e que a prevenção por meio de uma dieta saudável é imprescindível.”



Diretrizes da American Heart Association e da American College of Cardioly indicam que a dieta de padrão mediterrâneo ou a dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) são as mais recomendadas para pacientes que já têm ou querem evitar problemas cardíacos e renais.

 

Ambas possuem as mesmas bases, com alta ingestão de frutas, verduras, vegetais, nozes, legumes, laticínios desnatados e grãos integrais, mas com baixa ingestão de açúcares e carnes vermelhas ou processadas.

Mesmo nas situações em que não haja a adoção de uma dieta específica, Carrascossi indica que sempre sejam consumidos alimentos benéficos para os rins.


 

Frutas cítricas, como o melão por exemplo, evitam a formação de cristais nos órgãos, assim como a ingestão de leite e folhas escuras, que possuem grande quantidade de cálcio. Lembrando ainda de sempre se manter bem hidratado e evitar grandes quantidades se sódio.”



Diante desse cenário, entende-se que uma alimentação natural e livre das chamadas junk foods (salsicha, presunto, bolachas, salgados etc.) é o melhor caminho para a preservação da saúde dos rins e prevenção contra a doença renal.

 

Além, é claro, da realização de regulares análises sanguíneas e urinárias junto a um médico especializado, a fim de entender como anda o funcionamento dos órgãos”, diz Carrascossi.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90