Araraquara Agora Publicidade 1200x90
Araraquara Agora Publicidade 728x90
24/01/2023 às 09h57min - Atualizada em 24/01/2023 às 09h57min

Entenda a importância em saber escrever de forma argumentativa, objetiva e criativa

Especialista orienta; confira

Foto Ilustrativa/ @childrennaturetwork por Nappy

Leia Também:
Jovens: veja como se inscrever para programa Jovem Aprendiz no Sest Senat de Araraquara.
Fábrica de Vencedor reabre inscrições gratuitas com novo curso na grade; consulte.




A comunicação é um dos pilares para o convívio em sociedade, portanto, seja nos estudos ou no trabalho, entender a complexidade da língua portuguesa é cada vez mais indispensável.

 

Para a professora Ana Paula Franzini Otrenti, é preciso uma desconstrução da ideia de que ensinamentos, como os de um curso de redação, sirvam apenas para auxiliar alunos e vestibulandos, já que também contribuem para o enriquecimento argumentativo de profissionais de diversas áreas, como direito, administração, psicologia, entre outros.

 


​“Aprender a escrever uma boa redação favorece a produção de textos mais claros, objetivos e, principalmente, com argumentos consistentes e sem lacunas lógicas. Um curso de redação garante não apenas que vestibulandos e concurseiros conquistem notas excelentes, mas também proporciona maior segurança e autonomia de escrita a universitários e profissionais que atuam em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo”, diz Ana Paula.




​Com base em conhecimentos filosóficos, literários e sociológicos, bem como na área jurídica, a professora Ana Paula explica que o material elaborado para o seu curso de redação possui um conteúdo didático e voltado para o essencial na elaboração de um texto, seja de vestibular, acadêmico ou de concursos públicos em geral.


 

Durante as aulas, o aluno vivenciará a discussão de temas e aprenderá a estruturar seu texto, aspectos tão importantes para as provas quanto o acompanhamento didático-pedagógico.”




​Gabriela Abi Rached é aluna do curso de redação e comenta que, no período no qual passou por aulas a distância, devido à pandemia, o seu desempenho caiu e refletiu diretamente no vestibular, impedindo a tão sonhada aprovação no curso de medicina.

 

 

“Após iniciar o curso de redação,o meu conhecimento evoluiu gradativamente e, no ano passado, a minha nota no texto do ENEM foi 920, momento em que percebi de que forma o diferencial do método de ensino, firmeza nas correções e percepção atualizada de assuntos do cotidiano fornecidos pela professora Ana foram essenciais para a minha evolução”, diz Gabriela.


 

 

Quando iniciar um curso de redação

 


​A profª Ana Paula Franzini Otrenti explica que geralmente os alunos optam por fazer o curso de fevereiro a novembro ou de fevereiro até janeiro do ano seguinte. Porém, a profissional ressalta que as aulas podem ter início quando o aluno considerar mais propício para os seus objetivos. Em média, o curso tem duração de 10 a 12 meses, mas algumas pessoas estudam por 5 ou 6 meses.


​Kaio Arruda também é estudante do curso de redação ministrado por Ana e comenta que o ensinamento recebido não apenas o tem preparado tecnicamente para os vestibulares da graduação em medicina, mas também tem garantido mais confiança para prestá-los.


 

O profissionalismo e a amizade da professora Ana durante as aulas são alguns dos fatores que têm me auxiliado a atingir diversas metas de vida.”




​Diante desse cenário, Ana Paula ressalta que saber escrever é primordial em qualquer área e objetivo, logo, fazer um curso de redação fornece ao aluno, no caso de vestibulandos e concurseiros, mais garantia e segurança para ingressar em uma universidade ou concurso público, afinal a redação tem um valor relevante, chegando, em muitos casos, a ser metade da nota final de uma prova.


 

A arte da escrita contribui para uma linha de raciocínio mais organizada e convincente, uma vez que o estudante aprende técnicas de argumentação e persuasão. Saber escrever é crucial para o sucesso da vida pessoal, profissional e acadêmica, além de contribuir para uma visão multifacetada do mundo que nos cerca e permitir um embate de ideias criativo, saudável e sem alienação, com base em bons argumentos”, afirma Ana Paula.

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »