Araraquara Agora Publicidade 728x90
27/01/2023 às 10h48min - Atualizada em 27/01/2023 às 10h48min

Mãe pede ajuda para compra de suplemento de filha especial; Thayla se alimenta por sonda

Há cerca de quatro meses, suplemento não é disponibilizado. Secretaria estadual da saúde alega que produto não foi entregue por fornecedor

Direto da Redação
Garotinha Thayla/ Arquivo Pessoal

Leia Também:
Família realiza campanha para Jullia; conheça a história de superação da garota.
Juntos pelo Isaque: campanha recebe doações de leite e fraldas para garotinho internado na Santa Casa.





Elen Daiane de Souza, de 30 anos, é moradora do Jardim São Rafael II em Araraquara. Precupada, ela decidiu compartilhar com os internautas do Portal Araraquara Agora a sua história. Não é fácil, mas necessário. O objetivo de Elen é encontrar uma solução para o problema sério que enfrenta: a desassistência do estado.


Elen é mãe de Thayla Gabrielle, de 15 anos, sua princesinha, como costuma chamá-la. A garotinha especial precisa do apoio da mãe a todo momento. Thayla tem paralisia cerebral e diversas sequelas por conta da meningite que a garotinha contraiu aos seis meses de vida.


Para alimentar a filha, que faz uso de sonda nasoenteral, é necessário seguir uma dieta rigorosa com o suplemento chamado Ensure, seis vezes ao dia. O problema é que Elen não recebe mais o suplemento da filha, por meio da Farmácia de alto custo de Araraquara, desde setembro do ano passado, ou seja, há quatro meses. E não há previsão de distribuição.


Segundo a mãe, no início deste mês foi relatado a espera do retorno das férias do “setor de compra, para ver como ficaria a questão de Thayla, mas que isso não se resolveria de um dia para o outro”, ressalta. 



 

Disseram que esperariam o responsável do setor voltar de férias para poder ver como vai ficar a questão da compra, mas sendo assim como eu espero quatro meses? Como vão entender que não posso alimentar minha filha”, diz a mãe.





“O caso da Thayla, vou esperar até a diretoria voltar de férias na semana que vem”. Essa foi a resposta que Elen recebeu da Farmária de Alto Custo, no dia 12 de janeiro.



O suplemento é caro e Thayla já se encontra com baixo peso e risco nutricional. Desesperada, Elen buscou apoio da Defensoria Pública para reivindicar o suplemento. “Mesmo assim não recebo. A última vez que recebi foi em setembro”.

 

 

Posicionamento do Estado

 

A equipe do Portal Araraquara Agora entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual da Saúde questionando a falta da distribuição do suplemento para Thayla.

 

A pasta, por meio do Departamento Regional de Saúde (DRS) Araraquara, informou que a dieta enteral está em novo processo de compra, pois a aquisição anterior não foi entregue pelo fornecedor, que será penalizado.

 

O DRS está acionando outros departamentos vizinhos para que possa ser realizado o remanejamento do insumo”, finaliza.

 




Corrente do Bem

 

A garotinha precisa de 33 latas por mês do suplemento Ensure (sabor baunilha), porém o custo por lata é entre R$ 70 e R$ 75. A família não tem condições para arcar com esse valor. Na casa moram Elen, o marido, Thayla e mais dois filhos.


 

Eu peço ajuda de quem puder nos ajudar a arrecadar a quantia mensal dessa dieta pelo menos para o próximo mês já que não temos a certeza de que chegará essa dieta nos próximos dias”, desabafa.





A família disponibiliza um Pix da campanha para arrecadar o valor de um mês de dieta. Qualquer quantia pode ser depositada. “Estamos a disposição para qualquer esclarecimento ou dúvida”, afirma Elen.



Para quem puder ajudar:



PIX 16 988613767
Agência: Caixa Econômia Federal
Elen Daiane de Souza


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90