Araraquara Agora Publicidade 728x90
07/03/2023 às 10h31min - Atualizada em 07/03/2023 às 10h31min

Campanha Março Lilás é alerta para prevenção do câncer de colo do útero

Infectologista orienta sobre os cuidados contra o HPV

Ilustração/ Freepik

Leia Também:
Bivalente: Araraquara segue com vacinação em idosos maiores de 60 anos; veja os polos.
Anvisa aprova uma nova vacina contra a dengue.


Com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo do útero, a campanha Março Lilás é dedicada a realização de ações e eventos sobre a saúde da mulher.



 

A infectologista e clínica geral Dra. Ana Rachel Seni Rodrigues explica que a doença é provocada por uma infecção persistente de alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV).
 

 

“Trata-se de uma condição sexualmente transmissível que pode causar lesões na vagina, colo do útero, pênis e ânus. Embora não apresente sintomas em sua fase inicial, em alguns casos, o HPV pode gerar alterações celulares que evoluem para o câncer. Portanto, é imprescindível a realização de exames preventivos. O papanicolau fornece um diagnóstico fácil e curável na maioria dos quadros”, diz Dra. Ana Rachel.



Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de colo do útero é o terceiro tipo de neoplasia mais incidente entre as mulheres.

 



Diante desse cenário, a infectologista destaca a vacina contra o HPV como a principal forma de prevenção. Disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos através do Sistema Único de Saúde (SUS), o imunizante é capaz de prevenir até 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais. “Lembrando que o uso de preservativos durante as relações também é indispensável para diminuir o risco de contágio.”



Assim, ao notar o aparecimento de verrugas que possam indicar a presença de HPV, Rodrigues orienta que se procure atendimento médico para dar início ao tratamento mais adequado. Já o recurso terapêutico utilizado irá depender das características de cada caso, mas pode incluir o uso de pomadas, crioterapia, uso de laser ou até mesmo intervenção cirúrgica quando houver verrugas consideravelmente grandes.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90