Araraquara Agora Publicidade 1200x90
Araraquara Agora Publicidade 728x90
20/03/2023 às 09h08min - Atualizada em 20/03/2023 às 09h08min

Clima do Outono dificulta o controle de doenças crônicas; veja como aliviar sintomas

Especialista Flávio Arbex traz orientações importantes

Foto: Flávio Fernandes

Leia Também:
Campanha Março Lilás é alerta para prevenção do câncer de colo do útero.
Com valor médio de R$ 670, Caixa começa a pagar Bolsa Família; veja quem recebe.


Com a chegada do outono e a diminuição significativa das chuvas de verão, especialmente no sudeste do país, as noites mais frias e o tempo seco podem dificultar o controle de doenças crônicas.

 


Segundo o pneumologista Dr. Flávio Arbex, trata-se de reações exacerbadas, mas esperadas do sistema imunológico, especialmente de pessoas mais sensíveis ao contato com substâncias alérgenas.
 

Indivíduos asmáticos ou que possuam rinite alérgica geralmente são os mais afetados. Embora seja difícil eliminar completamente os agentes causadores, alguns comportamentos são capazes de auxiliar na prevenção dos sintomas, como: evitar contato com a poeira; cuidar para que objetos de uso pessoal não acumulem ácaros e fungos; lavar e colocar para secar ao sol as roupas pesadas e cobertas que estiverem no armário; e frequentemente aspirar a casa ou limpar com um pano úmido”, orienta o especialista.




 

Para alívio dessas reações, a primeira orientação é uma boa hidratação diária, além da aplicação de soro fisiológico nas mucosas das narinas e o uso de nebulizador em casos de desconforto. Já a utilização de medicamentos, incluindo o spray nasal, deve ser feita apenas após a avaliação e orientação médica.”



No caso da asma, o especialista ainda comenta que as crises podem se originar de vários fatores que podem ou não depender diretamente do clima. “Cheiros fortes, fumaça de queimadas, esforço físico, aspectos emocionais, determinados alimentos, alterações hormonais e refluxo gastroesofágico estão entre algumas das causas. Assim, é importante que essas pessoas se mantenham especialmente atentas às bruscas mudanças de tempo da estação.”



​O pneumologista também alerta ser imprescindível procurar um especialista ao aparecimento de quaisquer sintomas que possam indicar problemas respiratórios, independentemente de ser outono ou não.

 

Lembrando ainda que em casos mais graves, quando alguém estiver apresentando uma crise alérgica crítica, a recomendação é buscar atendimento médico imediato, de preferência se dirigindo ao pronto-socorro mais próximo.”

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90