Araraquara Agora Publicidade 728x90
23/03/2023 às 12h15min - Atualizada em 23/03/2023 às 12h15min

PF de Araraquara prende três envolvidos em organização que circulava dinheiro falso; entenda

Dezenas de pessoas foram vítimas nas cidades de Araraquara, Matão e São Carlos

Direto da Redação
Foto: Flávio Fernandes

Leia Ainda:
PF de Araraquara desmantela organização que ‘passava’ notas falsas no interior.



A Delegacia de Polícia Federal em Araraquara deflagrou durante a manha de hoje (23) a Operação Mascavar, com o objetivo de desmantelar organização responsável pela colocação em circulação de cédulas de real falsas.

 

Três homens foram presos em São Carlos. No total foram cumpridos cinco mandados de prisão temporária e oito mandados de busca e apreensão, a maioria na cidade de São Carlos, mas houve mandados expedidos na cidade Ribeirão Bonito.

 

O grupo alvo dos mandados praticou vários crimes utilizando cédulas falsificadas. Dezenas de vítimas foram ludibriadas pela organização nas cidades de Araraquara, Matão e São Carlos.

 

Os criminosos agiam em duas frentes, uma delas na comercialização de notas falsas via internet.

 

Essas pessoas falsificavam dinheiro e comercializavam as cédulas que eram entregues via Correios”, ressalta o Delegado da Polícia Federal de Araraquara Auris César das Silva Brisola.

 

O delegado ainda explica que a outra frente era a utilização de perfis falsos em redes sociais, com o fim de negociar a compra de produtos anunciados em sites e páginas de compras.

 

“Eles também criavam perfis falsos na internet para negociar com pessoas interessadas na venda de produtos, principalmente consoles de videogames ou celulares, em que o pagamento era realizado por meio dessas cédulas falsas”.


 



 

O trabalho de investigação iniciou há cerca de seis meses. Eles utilizavam equipamento simples, mas que tinha qualidade para enganar as vítimas. Eles fabricavam notas falsas nos valores de R$ 50 e R$ 100.


No caso das compras, via redes sociais, o pagamento era feito pessoalmente, normalmente à noite e em circunstâncias que dificultavam a conferência das cédulas e identificação dos criminosos pelas vítimas.

 

 

Alerta

 

Auris César das Silva Brisol reforça que na hora de uma negociação de um produto pelas redes sociais, que as pessoas optem pelo recebimento via PIX ou transferência eletrônica. “Fiquem atentos aos perfis na internet. Se são de criação recente, se tem pouca interação ou poucas publicações. Isso tudo pode ser indicativo de fraude”

 

 

Se preferirem receber em dinheiro físico, que atente-se aos elementos de segurança destas cédulas. Por exemplo, a numeração da cédula. Muitas delas (apreendidas) têm a mesma numeração. Isso é indicativo de falsidade de dinheiro”.

 

É importante também verificar quem são essas pessoas e os endereços de entrega.


Os crimes de moeda falsa são Crimes Contra a Fé Pública, de competência da Justiça Federal, onde a União é a vítima de fato. A pena é de 3 a 20 anos de prisão.
 

A Delegacia de Polícia Federal em Araraquara prossegue com as investigações para identificação e prisão de outros envolvidos no esquema, tanto na falsificação de dinheiro como na introdução de cédulas falsas em circulação.





Operação

 

Nome da operação é Mascavar, que em sentido figurado na língua portuguesa, significa falsificar, corromper ou adulterar.


Colaboração: Flávio Fernandes.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90