Araraquara Agora Publicidade 728x90
19/09/2023 às 07h37min - Atualizada em 19/09/2023 às 07h37min

Onda de calor se aproxima da região de Araraquara; veja quando

Máximas se aproximam dos 40°C. Confira os cuidados

Direto da Redação
Foto Ilustrativa/ Marcelo Camargo por Agência Brasil

Leia Ainda:
Trabalhador é encontrado morto com marcas de tiro no peito em zona rural.




A última semana do inverno será marcada por uma onda de calor que vai atingir a maior parte do país. A previsão é de temperaturas acima de 42ºC em algumas localidades a partir de sexta-feira (22). O inverno termina no sábado (23), e terá início a primavera.

 

 

Estado de SP

 

 

As áreas que deverão ter recordes de temperaturas são Centro-Oeste, Norte e interior de São Paulo. “Vale ressaltar que a intensidade do aviso está relacionada com a persistência do fenômeno [número de dias consecutivos] e não aos desvios de temperatura absolutos em si”, explica o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso será reavaliado diariamente, conforme o instituto.

 

A onda de calor vem associada dos baixos índices de umidade relativa do ar, aumentando a probabilidade de queimadas no Sudeste e Centro-Oeste, regiões que ainda estão no período de seca.

 

 

Cuidados

 

 

Qualquer pessoa está sujeita a sofrer os impactos do calor. Porém, crianças, idosos, pessoas acamadas, doentes crônicos e gestantes são vulneráveis.

 

Algumas medidas podem aliviar e evitar as complicações:

  • Beber mais água e líquidos. O ideal é ingerir um copo de água por hora ou 2 a 3 litros por dia;
  • Refrescar-se com lenços úmidos, spray ou panos molhados no rosto;
  • Procure ficar em locais frescos, com sombra;
  • Evite praticar exercícios físicos nos horários mais quentes;
  • Use roupas leve;
  • Verifique com frequência o estado de saúde de idosos acima de 65 anos, especialmente aqueles com doença cardíaca, problemas pulmonares e nos rins;
  • Em caso de mal-estar intenso, procure um médico.

 

* Com informações da Agência Brasil.

 

 

Muito Calor: Quando?

 

A Defesa Civil do estado de SP prevê temperatura recorde. Esta onda de calor também proporciona a queda significativa nos índices de umidade presente no ar. Em algumas regiões a umidade relativa do ar poderá ficar abaixo dos 20%, atingindo níveis críticos”, diz.

 

Recomendamos que todos se hidratem, bebam bastante água e se protejam do sol. Evitem exercícios físicos ao ar livre nos horários mais críticos do dia e usem soro nos olhos e nariz. Não coloque fogo em áreas de vegetação seca e não jogue bitucas de cigarro em beiras de rodovias, além de causar incêndios de grande proporção é crime ambiental”.
 

 

 

 

Araraquara

 

 

A chuva registrada nesta segunda-feira (18), já vai se afastar da cidade abrindo espaço para a nova onda de calor. As temperaturas se aproximarão dos 40°C na região de Araraquara.

 

O registro dos dias mais quentes será entre a quinta-feira (21) e sexta-feira (22), onde a umidade do ar colocará a cidade em alerta com o registro variando entre 48% e apenas 16%. Mesmo com a chegada da primavera, as temperaturas seguem altas na região de Araraquara até a próxima semana.

 

As mínimas registradas serão de 17°C a 19°C. Já as máximas serão de 38°C durante a semana.

 

Nesta terça-feira (19) amanheceu com muitas nuvens em Araraquara. A mínima foi de 19°C. O sol aparece e as temperaturas volta a se elevar. Noite quente com poucas nuvens. Os ventos devem alcançar os 13 km/h. A umidade do ar variará entre 62% e 18%, já em estado de atenção. A máxima para hoje é de 38°C.

 

 

Boa Esperança do Sul

 

 

Os moradores de Boa Esperança do Sul vão enfrentar dias quentes e secos durante a semana. As mínimas registradas serão de 18°C a 20°C. Já as máximas serão de 38°C com sensação térmica de 40°C.

 

Nesta terça-feira (19) será de sol e calor. A mínima foi de 20°C. Os ventos devem alcançar os 15 km/h. A umidade do ar variará entre 61% e 20%. A máxima para hoje é de 37°C.

 

 

 

Américo Brasiliense

 

 

Em Américo Brasiliense a semana será de altas temperaturas, principalmente entre quinta-feira (21) e sexta-feira (22). As mínimas registradas serão de 16°C a 17°C. Já as máximas serão de 37°C.

 

Nesta terça-feira (19) o dia será de sol e calor. A mínima foi de 17°C. Os ventos devem alcançar os 13 km/h. A umidade do ar variará entre 62% e 18%, estado de atenção. A máxima para hoje é de 36°C.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90