Participe da nossa Comunidade do WhatsApp.
Leia Também:
Acontece neste sábado (28) um novo espetáculo no céu, o eclipse lunar parcial. Mesmo sendo um dos maiores fenômenos do últimos anos, infelizmente nem todo mundo vai poder apreciá-lo. Isso porque o show no céu poderá ser visto apenas em algumas regiões do Brasil. Na verdade, o final deve será visto e de forma bastante sutil. A boa notícia é que transmissões ao vivo serão realizadas, via internet.
Vale lembrar que o fenômeno será totalmente visível do Leste das Américas, Europa, África, Ásia, Austrália, Ártico e a Antártica.
O que é?
O eclipse lunar parcial ocorre quando uma parte da lua se incorpora à sombra mais escura da Terra, a escurecendo parcialmente. Neste sábado (28), o acontecimento deve durar 1 hora e 18 minutos. Já o eclipse completo durará 4 horas e 25 minutos.
A região de melhor acesso de observação no Brasil é o Nordeste, principalmente nas cidades do litoral. Em outras regiões do país será possível vê-lo, no entanto será que de forma sutil e não dará para perceber a olho nu.
Que horário?
O início do eclipse lunar ocorre às 15h01, terminando às 19h26, horário de Brasília. Mas o melhor horário de apreciá-lo será no período da noite. No momento do fenômeno, a Lua poderá apresentar tom acinzentado ou avermelhado.