Araraquara Agora Publicidade 1200x90
Araraquara Agora Publicidade 728x90
22/11/2023 às 09h30min - Atualizada em 22/11/2023 às 09h30min

Black Friday: sites oferecem promoções de até 90% de desconto, mas é preciso atenção

Veja dicas IMPORTANTES de como evitar falsas promoções

Foto Ilustrativa/ Marcello Casal Jr por Agência Brasil
  • Quer ficar por dentro das últimas novidades em tempo real? Participe da nossa Comunidade do WhatsApp.
  • Siga nossas redes sociais Facebook e Instagram.

 

Leia ainda:
Telemarketing, atendente e vendedor estão na lista do PAT de Araraquara.
Prazo de adesão ao Refis 2023 é prorrogado em Araraquara.




Uma das datas mais importantes para o setor varejista, a Black Friday representa ótimas oportunidades para os clientes e muitas vendas para os lojistas. Em 2022, segundo dados da Neotrust, o faturamento durante o período foi de R$ 3,9 bilhões. Diante desse cenário, o advogado Guilherme Galhardo explica que embora lojas como Amazon, Magazine Luiza e Shein ofereçam descontos progressivos de até 90%, é preciso atenção.

 

“Independentemente de a compra ser online ou presencial, a recomendação é sempre manter-se atento aos valores dos produtos durante as semanas e dias anteriores à promoção, pois caso os preços se mostrem consideravelmente fora do comum, podem indicar fraude. Outra dica é acessar somente os sites confiáveis e checar os comentários e avaliações de outros compradores antes de realizar qualquer aquisição em sites como o Mercado Livre, por exemplo”, explica Galhardo.
 


O advogado também orienta que os consumidores confiram possíveis reclamações e busquem informações sobre a reputação de estabelecimentos por meio do site Reclame Aqui ou da plataforma do Consumidor.

 

Já nas situações em que houver suspeita de fraude ou indução ao erro, o cliente também pode recorrer ao Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), antes de entrar com um eventual processo contra a empresa.

 

“Importante destacar que se a promoção se apresentar como interessante, mas muito fora da realidade, talvez não se trate de uma oferta verdadeira, o que pode significar: produtos falsos; comercialização de itens inexistentes; roubo de dinheiro ou até mesmo de dados pessoais. Nesses casos, a melhor tática é simplesmente não realizar a compra, a fim de evitar futuras dores de cabeça ocasionadas por um golpe”, diz Galhardo.
 


Portanto, desde que se mantenha a atenção e os cuidados necessários, a Black Friday se apresenta como uma ótima oportunidade para adquirir o tão sonhado produto. “Lembrando que as compras online, independentemente da época do ano, oferecem a possibilidade de desistência e devolução do item comprado, no prazo de até sete dias da data de recebimento, não importando a causa”.


 

  • Graduado em direito pela Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, Guilherme Galhardo Antonietto é especialista em direito civil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e também possui título de Mestre em Direito pela Universidade de Araraquara.
  • Atualmente, Galhardo é palestrante e professor de direito civil. Também é advogado-sócio no escritório Galhardo Sociedade de Advogados e atua como colunista da coluna ‘Papo Jurídico’ do site Migalhas.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90