Araraquara Agora Publicidade 728x90
07/02/2024 às 10h17min - Atualizada em 07/02/2024 às 10h17min

Vai curtir o carnaval? Saiba quais cuidados tomar para evitar infecções respiratórias

Especialista alerta sobre a importância de se proteger durante a folia

Foto Ilustrativa/ Fernando Frazão por Agência Brasil
  • Quer ficar por dentro das últimas novidades em tempo real? Participe da nossa Comunidade do WhatsApp.
  • Siga nossas redes sociais Facebook Instagram.



Leia ainda:
Confira a programação COMPLETA do Carnaval da Paz e da Cidadania em Araraquara.
Consumo de energético requer atenção durante o verão e o carnaval; ‘aumentam a frequência cardíaca’.




Fevereiro é um mês de muitas celebrações devido ao feriado de Carnaval, contudo, o pneumologista Dr. Flávio Arbex alerta para a importância dos cuidados com a própria saúde, no que diz respeito a proteção e propagação de infecções respiratórias.

 

“Com a aglomeração de pessoas sendo tão comum nas festividades, as infecções respiratórias, como gripes, resfriados e até mesmo a covid, têm maior potencial de se espalhar, portanto é imprescindível que todas as pessoas se protejam de maneira adequada e não se exponham caso haja presença de sintomas”, diz Dr. Flávio.
 



Entre as principais orientações do especialista estão:

  • Lavar as mãos regularmente com água e sabão ou álcool em gel;
  • Evitar ambientes fechados e muito lotados, preferindo áreas ao ar livre;
  • Manter uma alimentação e hidratação adequadas, a fim de fortalecer o sistema imune;
  • Caso haja sintomas persistentes, evitar as festas e procurar atendimento médico.



Outra medida preventiva indispensável é a vacinação, fundamental contra gripe, pneumonia e covid. “Ferramentas cruciais para fortalecer o sistema imunológico e reduzir o risco de complicações, os imunizantes não protegem apenas o indivíduo vacinado, mas também contribuem para a saúde coletiva. Caso tenha a intenção de aproveitar o carnaval, tenha sua carteirinha de vacinação em dia”, diz Dr. Flávio.


O pneumologista também destaca a importância das pessoas com doenças crônicas, como asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), tomarem precauções extras durante o carnaval.
 

Indivíduos com condições pré existentes são mais suscetíveis a complicações, logo, é crucial que essas pessoas sigam de perto as recomendações médicas, carreguem seus medicamentos e sempre estejam atentas aos sinais de piora”.
 


Segundo Dr. Flávio, é possível celebrar o carnaval de maneira segura e responsável, cuidando não apenas da própria saúde respiratória, mas de todos os amigos e familiares próximos. “Ou seja, adotar medidas simples pode fazer a diferença, garantindo que o feriado seja comemorado com alegria e sem nenhum tipo de problema respiratório grave”.


 
  • Especialista em pneumologia, Flavio Ferlin Arbex é médico e doutor pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM), instituição na qual também realizou residência em clínica médica e pneumologia.
  • Atualmente, é professor de Pneumologia da UNIARA e Coordenador da Enfermaria Covid da Santa Casa de Araraquara, além de membro das Sociedades Paulista e Brasileira de Pneumologia (SPPT e SBPT) e das Sociedades Americana e Europeia de Pneumologia (ATS e ERS).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90