Araraquara Agora Publicidade 728x90
06/02/2024 às 10h36min - Atualizada em 06/02/2024 às 10h36min

Consumo de energético requer atenção durante o verão e o carnaval; ‘aumentam a frequência cardíaca’

Cardiologista alerta sobre como a bebida pode ocasionar problemas cardíacos

Foto Ilustrativa/ Pixabay
  • Quer ficar por dentro das últimas novidades em tempo real? Participe da nossa Comunidade do WhatsApp.
  • Siga nossas redes sociais Facebook Instagram.

 

Com o clima quente do verão e as festividades do carnaval, muitas pessoas recorrem aos energéticos em busca de uma dose extra de energia para acompanhar o ritmo intenso da folia. No entanto, segundo o cardiologista Dr. Yuri Brasil, o consumo dessas bebidas requer uma atenção especial, pois os estimulantes podem ocasionar efetivos adversos e prejudicar o funcionamento do coração.

 

“Os energéticos são compostos por estimulantes, como a cafeína e a taurina, responsáveis por oferecer um aumento temporário de energia, contudo, eles também aumentam a frequência cardíaca e a pressão arterial, o que representa um risco que muitas pessoas, especialmente aquelas que já possuem condições cardíacas pré-existentes, não levam em consideração”, diz Dr. Yuri.
 


Diante desses riscos, o cardiologista orienta que o consumo dos energéticos seja sempre feito com moderação, se possível, substituindo-o por alternativas mais saudáveis, como frutas, sucos e demais alimentos que sejam fontes naturais de energia. “Estar ciente dos próprios limites e da sensibilidade do corpo em relação à cafeína também é indispensável”.


Em uma época em que a energia e a celebração são prioridades, Dr. Yuri reforça ser crucial não comprometer a saúde cardíaca em busca de uma dose momentânea de vigor, afinal, o mais importante é aproveitar as festividades com alegria, de maneira segura e sem preocupações.
 

 

“Nas situações em que o individuo tiver ingerido estimulantes e apresentar sinais como palpitações, ansiedade exacerbada, sudorese excessiva ou demais sintomas que possam representar alguma alteração cardíaca, a recomendação é procurar atendimento médico imediato. Lembrando que pessoas com condições pré-existentes não devem ingerir energéticos sem antes consultar um especialista”, explica Dr. Yuri.
 




 

  • Formado pela faculdade de Medicina de Fernandópolis (UNICASTELO), Yuri Brasil tem especialização em Cardiologia Clínica pelo Instituto de Moléstias Cardiovasculares de São José do Rio Preto e especialização em Cardiologia Intervencionista e Hemodinâmica pela Santa Casa de São José do Rio Preto.
  • Atualmente é médico assistente do Departamento de Cardiologia Clínica e Intervencionista da Santa Casa de Araraquara, onde também tem seu consultório. Também é membro com título de Especialista em Cardiologia da Sociedade Brasileira de Cardiologia e Associação Médica Brasileira.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90